Série segue o trabalho contínuo do Xerife Vernon Bourgeois Jr e da sua equipa, pela busca dos verdadeiros culpados de inúmeros crimes que acontecem em Terrebonne Parish, situado no estado do Luisiana.

A origem da maioria dos problemas está na forma como as pessoas daquele estado defendem as suas terras: com uma espingarda!

`Justiça Cajun´, com estreia exclusiva segunda-feira, 31 de julho, pelas 20h50, no Crime + Investigation, é uma viagem até Terrebonne Parish, situado a 72 quilómetros, a sul de Nova Orleães, no estado do Luisiana, onde todos defendem as suas terras através da força de uma arma.

Este local cobre uma superfície de mais de 5.000 quilómetros quadrados, dos quais 40% são água, tratando-se do equivalente moderno ao Oeste Selvagem: um território pantanoso onde todos acreditam piamente no direito de defender as suas terras com uma espingarda.

É aqui que o Xerife Vernon Bourgeois Jr. lidera uma diversificada equipa de detetives e ajudantes, investigando milhares de crimes violentos todos os anos.

No primeiro episódio – “Encurralado” –, a ajudante Melissa ‘Catfish’ Quintal, natural de Massachusetts, denuncia um ritual de vodu noturno, que teve lugar num barracão abandonado, na zona mais interior dos pântanos. Ao mesmo tempo, o ajudante Paul ‘Highlights’ Thibodeaux investiga o caso de um cidadão mal-humorado, que tenciona fazer justiça com as próprias mãos, depois de lhe terem roubado o aparelho de ar condicionado durante uma onda de calor. O Xerife e toda a equipa também procuram um lendário traficante de droga, conhecido por Jesse James, sendo que a busca leva-os até aos impressionantes pântanos, infestados de criaturas.

Conseguirão ultrapassar as adversidades da floresta e encontrar os culpados?