AMC Networks International

HISTÓRIA estreia ESPECIAL 11S, 15º ANIVERSÁRIO

06 Setembro 2016

O dia 11 de Setembro de 2001 ficou marcado pelo ataque terrorista da Al-Qaeda aos Estados Unidos da América. 15 anos depois, o canal relembra aquele que ficou conhecido como um dos maiores atentados da história mundial

O canal HISTÓRIA estreia, no dia 11 de setembro, a partir das 20h40, o ESPECIAL 11S, 15º ANIVERSÁRIO.

A 11 de setembro completam-se 15 anos do maior atentado terrorista da história. Quase 3.000 mortos e mais de 6.000 feridos compõem o balanço oficial de vítimas desse trágico dia. O
ataque mudou para sempre a vida de milhões de pessoas: o mundo parece ser outro depois do 11 de setembro.

Coincidindo com este aniversário, o canal preparou um especial de programação que analisa diversos aspetos do antes, durante e depois do ataque. Os protagonistas, o ataque, a reação da sociedade americana e o impacto nas nossas vidas de um atentado que, pela primeira e única vez na história, foi visto e narrado em direto em todo o mundo.

15 anos depois o HISTÓRIA revisita o 11 de setembro.

DESCOBERTA DE BANDEIRA NO GROUND ZERO

A bandeira dos EUA, encontrada na “Zona Zero” do 11 de setembro, foi a protagonista de uma das fotografias mais icónicas de sempre. Um bombeiro tentava içar a bandeira sobre os destroços do World Trade Center na noite de 11 de setembro de 2001. A imagem associava-a, na memória dos EUA, à também famosa foto tirada em Iwo Jima e isso ajudou o povo americano a reforçar o seu patriotismo e a determinação da sua nação. A bandeira transformou-se num símbolo de resiliência que inspirou milhões de pessoas. E também se converteu na protagonista de um enorme mistério.

Na noite de 11 de setembro de 2001, alguns momentos depois de a fotografia ter sido tirada, a bandeira desapareceu. Nunca se soube se foi perdida ou se foi roubada. A história foi contada num episódio da série do canal HISTÓRIA – “História Perdida” – e foi pedida ajuda ao povo americano para localizá-la. Em poucos dias, um indivíduo anónimo entrou no quartel de bombeiros em Everett, Washington, com uma bandeira americana. Entregou-a e foi-se embora. Os testes realizados posteriormente revelaram que existe uma probabilidade muito elevada de aquela bandeira ser realmente a da “Zona Zero”.
Domingo 11, 22h

102 MINUTOS QUE MUDARAM OS EUA, 15º ANIVERSÁRIO

O documentário galardoado com um Emmy “Os 102 minutos que mudaram a América” estreou no canal HISTÓRIA em 2011. Agora, por ocasião do 15º aniversário da tragédia, o HISTÓRIA volta a emiti-lo numa versão ampliada.

Os 18 minutos adicionais revelam-nos novas informações e permitem o desenvolvimento de algumas histórias com base em entrevistas com as personagens que participaram no documentário original. A premissa continua a ser a mesma: o uso de material exclusivo e inédito dos 102 minutos que passaram desde o primeiro ataque e o desmoronamento da segunda torre.
O material provém de fontes não tradicionais, como fotografias, vídeos e filmes de aficionados. Conta com as gravações feitas pelas equipas de emergência via rádio, mais precisamente da Polícia de Nova Iorque, dos Bombeiros e das autoridades portuárias, assim como, mensagens de voz gravadas, diários em áudio e vídeo e até mensagens eletrónicas e gravações das câmaras de vigilância, incluindo material diferente do que tinha aparecido nas televisões.
Domingo 11, 22h40

15 SETEMBROS DEPOIS

Passaram 15 anos desde o 11 de setembro. Que histórias novas vieram a público desde então? Que histórias completam o puzzle daquela jornada que nunca poderão ser esquecidas?

Tendo por base uma estrutura em três partes (O Ataque, A Resposta e O Dia Seguinte), cada qual estará ilustrada de diferentes perspetivas: SMS tornadas públicas recentemente, desde comunicações governamentais a mensagens pessoais; álbuns de fotos: uma mulher encontrou um álbum com fotografias de um casamento e durante anos tentou localizar o seu dono… até que conseguiu; objetos perdidos: além das vidas perdidas, desapareceram obras de Picasso, centenas de fotos originais de JFK e milhares de documentos oficiais; fotografias do arquivo oficial da Casa Branca, tornadas públicas este ano, que ilustram o drama, o stress e o caos absoluto depois do ataque; histórias pessoais de alguns dos mais conhecidos protagonistas da tragédia, como o empresário Howard Lutnick que acabou por partilhar os seus lucros empresariais com algumas famílias, ou como Marcy Borders, “a mulher coberta de poeira”, que acabou por morrer com cancro, ou o piloto da Força Aérea responsável pelo abate do avião desviado da United 93.
Segunda-feira 12, 00h20

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 Março 2024

Canal HISTÓRIA estreia “Impérios da Antiguidade”

LER NOTÍCIAS
04 Março 2024

Canal HISTÓRIA celebra Dia Internacional da Mulher

LER NOTÍCIAS
25 Fevereiro 2024

Canal HISTÓRIA recorda “As Grandes Marcas que Mudaram o Mundo”

LER NOTÍCIAS