AMC Networks International

HISTÓRIA estreia ‘A guerra contra a droga’

09 Outubro 2017

Série documental de quatro episódios percorre a história que é maioritariamente de parcerias do governo norte-americano com traficantes de heroína, alucinogénios e cocaína.

Tudo será contado através de testemunhos de antigos funcionários da CIA e DEA, traficantes de droga, membros de gangues, especialistas e fontes internas.

O canal HISTÓRIA estreia a partir do dia 21 de outubro, pelas 22h45, série documental ‘A guerra contra a droga’. 

Uma viagem envolvente às últimas cinco décadas que revela como  a CIA, obcecada em manter os EUA  a salvo na guerra contra o comunismo, se aliou a máfias e traficantes de  dr oga estrangeiros. Em troca de apoio contra inimigos estrangeiros, foi permitido aos grupos aumentarem o comércio de drogas nos EUA. A série de quatro episódios explora as consequências involuntárias de quando gangsters, senhores da guerra, espiões, empreendedores bandidos, gangues de rua e políticos lutam por poder e controlo do mercado negro de narcóticos – tudo contado através de testemunhos de antigos funcionários da CIA e DEA, traficantes de droga, membros de gangues, especialistas e fontes internas.

‘A guerra contra a droga’ revela operações clandestinas da Guerra Fria  que fortaleceram uma geração de traficantes de drogas e os detalhes particulares de experiências da CIA com LSD que ajudaram a promover o movimento contracultura levando à repressão do presidente Nixon e à declaração de guerra às drogas. A série documental analisa a ascensão dos “cowboys da cocaína”, uma ilha secreta como “base da cocaína,” a ligação da CIA à epidemia do crack, a história de cartéis e suas táticas assassinas, a era do “Just Say No,” o efeito negativo do NAFTA e a carreira improvável de uma rainha das metanfetaminas do Midwest quase famosa.

A série examina também como os ataques do 11 de setembro estão interligados com a Guerra às Drogas e a Guerra ao Terrorismo transformando o Afeganistão num narco-estado repleto de corrupção. Explora também como a intervenção norte-americana no México ajudou à ascensão de El Chapo e Super Cartéis trazendo níveis de violência sem precedentes e enviando ainda mais drogas através das fronteiras com os EUA. Cinco décadas depois do início da Guerra às Drogas, um movimento para legalizar a marijuana ganha força, mega corporações tornaram -se ainda mais ricas e mais poderosas do que qualquer cartel de droga e continua a aumentar a  procura por  he roína e outras drogas ilegais.

 

EPISÓDIO 1: ÁCIDO, ESPIÕES E EXPERIÊNCIAS SECRETAS

As raízes da Guerra às Drogas dos EUA revela tentativas de assassinato, experiências bizarras da  CIA com LSD e o apoio de traficantes de heroína, LSD lançado de paraquedas , e como isso levou a uma guerra de cinco décadas.

21 de outubro, 22h45

 

EPISÓDIO 2: COCAÍNA, CARTÉIS E RUSGAS

A cocaína aterra nos EUA a partir de aeroportos secretos, enchendo os bolsos dos chefes dos cartéis de droga e a uma infame “viúva negra”, uma vez que as guerras secretas da CIA têm consequências imprevistas. O presidente Reagan tenta pôr termo à invasão de crack nos EUA.

28 de outubro, 22h45

 

EPISÓDIO 3: GANGUES, CADEIAS E RAINHAS DAS METANFETAMINAS

A violência relacionada com a droga assola as cidades americanas, depois de a Administração Clinton abrir as portas aos cartéis mexicanos e aumentar as penas de prisão. Surge uma improvável rainha das metanfetaminas, e um senhor do crime vinga-se.

4 de novembro, 22h45

 

EPISÓDIO 4: HEROÍNA, TERRORISTAS E REIS DA DOR

Depois do 11 de Setembro, os barões da heroína e os terroristas formam uma terrível aliança. O Afeganistão é um narcoestado. El Chapo escapa. A Big Pharma torna-se o novo grande barão da droga, e os americanos estão cada vez mais viciados e perguntam-se se a guerra contra a droga valerá a pena.

11 de novembro, 22h45

 

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 Março 2024

Canal HISTÓRIA estreia “Impérios da Antiguidade”

LER NOTÍCIAS
04 Março 2024

Canal HISTÓRIA celebra Dia Internacional da Mulher

LER NOTÍCIAS
25 Fevereiro 2024

Canal HISTÓRIA recorda “As Grandes Marcas que Mudaram o Mundo”

LER NOTÍCIAS