Canal HISTÓRIA

Canal de História retrata Cidade Invicta

19 Novembro 2009

Há uma nova cidade para descobrir nos subterrâneos do Porto, uma riqueza oculta que o Canal de História revela em “Porto Debaixo de Terra”, uma série de produção própria dedicada à cidade invicta que estreia em exclusivo, em Portugal e Espanha, no dia 3 de Dezembro, a partir das 22h00, no âmbito da estreia mundial da terceira temporada da série “Cidades Debaixo de Terra”.

Depois de cidades como Roma, Paris, Nova Iorque e Lisboa, onde os arranha-céus dominam a paisagem urbana, as câmaras do Canal de História chegam agora ao norte de Portugal para revelar, em “Porto Debaixo de Terra” lugares ocultos e sítios com histórias que o tempo se encarregou de enterrar.

Nesta nova série, o Canal de História viaja pela cidade do Porto ao longo de seis programas realizados por Régis Francisco López, para descobrir as entranhas da cidade, numa sucessão de documentários inéditos que revelam a sua face oculta através de reportagens baseadas na imagem actual que estes recantos oferecem à metrópole.

Os subterrâneos da “Casa do Infante”, alfândega velha onde foram encontrados restos do Império Romano, inauguram este especial no dia 3 de Dezembro para dar início à sucessão dos seis refúgios históricos que o Canal de História explorou ao longo de meses de intensas gravações em estrita colaboração com a Câmara Municipal do Porto.

“Casa do Infante”, “Biblioteca Municipal do Porto”, “Alfândega nova”, “Arca d’ Água” e “Cadeia da Relação” e a “Igreja da Lapa” são os edifícios que foram palco de filmagens do Canal de História e que prometem dar a conhecer os recantos ocultos, os esconderijos, as fortalezas e os paraísos misteriosos que se perderam nas mãos do tempo.

Depois do sucesso das primeiras edições, a superprodução “Cidades Debaixo de Terra” regressa também em Dezembro com 13 novos episódios em estreia mundial, que mostram a partir de dia 3 de Dezembro, a seguir à exibição de “Porto Debaixo de Terra”, a face desconhecida de tesouros subterrâneos de cidades como Nápoles, Roma, Londres ou Las Vegas.

A nova temporada arranca com a exibição “A Sicília e a Máfia” no dia 3 de Dezembro, para desvendar a chave do violento passado da Sicília, assim como os túneis e recantos que a máfia usou para escapar à polícia.

Ainda em Itália, o documentário “Nápoles, Roma e os Gladiadores” leva os espectadores, dia 10 de Dezembro, numa viagem desde as profundezas do violento e magnífico Coliseu de Roma até às masmorras onde viviam os seus últimos dias, para revelar as vidas secretas dos guerreiros escravos mais célebres de Roma.

No dia 17 de Dezembro, “Las Vegas, a cidade do pecado” dá continuidade a este especial para mostrar as câmaras subterrâneas, os centros de vigilância secretos e a forma como a tecnologia mais moderna derrota os burlões que tentam contornar os sistemas de segurança dos grandes casinos.

De Janeiro a Março de 2010, o canal de História dá ainda a conhecer os mistérios sagrados do mundo subterrâneo da Etiópia, os segredos do subsolo da cidade de Londres, bem como as profundezas de Los Angeles, San Francisco, da ilha japonesa de Okinawa, do Cairo, Turquia e Sydney.

Para 2010, o Canal de História prepara-se também para estrear “Recortes do Porto”, uma segunda série de seis novos episódios, desta vez dedicados ao património arquitectónico da cidade Invicta e aos segredos e curiosidades dos locais mais emblemáticos do Porto.

Depois de “Crime Continuado”, “D. Manuel II”, “Mirandês”, “Aristides de Sousa”, “O azulejo português”, “Marquês de Pombal”, entre outros, o Canal de História reforça o firme compromisso de divulgação da história de Portugal e das suas instituições, com a estreia de “Porto debaixo de terra”, uma aposta na produção nacional adaptada ao gosto dos portugueses.

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

04 Março 2024

Canal HISTÓRIA celebra Dia Internacional da Mulher

LER NOTÍCIAS
25 Fevereiro 2024

Canal HISTÓRIA recorda “As Grandes Marcas que Mudaram o Mundo”

LER NOTÍCIAS
22 Janeiro 2024

Canal HISTÓRIA explica como Hitler perdeu e quase ganhou a II Guerra Mundial

LER NOTÍCIAS