Canal HISTÓRIA

Especial Berlim, 20 anos sem o muro, no Canal de História

02 Novembro 2009

• Seis documentários actuais e exclusivos, cinco dos quais de produtoras alemãs como a ZDF Enterprises;

• Entrevistas com antigos guardas do muro, espias, políticos, jornalistas, fugitivos e engenheiros;

• Material de arquivo, vídeos amadores e filmes de propaganda;

• Reconstrução do muro de Berlim com tecnologia CGI;

• Estreia Mundial da produção própria “O exército secreto da NATO”;

• Estreia exclusiva segunda-feira, 9 de Novembro, às 22h00.

Há 20 anos atrás, “uma forte ânsia de liberdade”, segundo a chanceler Angela Merkel, levou ao fim do muro de Berlim, uma fronteira de cimento que durante 28 anos separou a Alemanha Ocidental da República Democrática Alemã.

Para celebrar este importante facto internacional, que contribuiu para a reunificação da Alemanha e o fim da Guerra-Fria, o canal de História exibe de segunda-feira, dia 9 de Novembro, até domingo, dia 15, sempre às 22h00, o especial de programação “Berlim, 20 anos sem o muro”.

No dia em que se celebra o 20º aniversário deste marco histórico, ficamos a saber que a queda do muro de Berlim teve na sua origem um erro desencadeado por Günter Schabowski, porta-voz do Politburo que, a 9 de Novembro de 1989, leu, em directo numa conferência de imprensa, uma nota do seu superior Ego Krenz anunciando a aprovação de uma lei que permitia os alemães deixar a RDA.

“Foi como se um sinal do espaço tivesse electrificado a sala” recorda Tom Brakow, correspondente da NBC. “O erro de Schabowski” é um documentário revelador que estreia dia 9 de Novembro e acompanha a trajectória dos protagonistas, partindo do contexto hostil que se vivia em 1989, antes da queda, até à abertura da fronteira mais defendida do mundo.

Momentos antes da queda do muro, do fim do Bloco de Leste e da reunificação da Alemanha, ocorria na cidade de Leipzig o princípio do fim da Cortina de Ferro. “O Milagre de Leipzig” é um documentário impressionante que retrata a manifestação livre e silenciosa que reuniu setenta mil pessoas e que fez prevalecer a vontade do povo perante a opressão do estado, preparando o terreno para acabar com a ditadura da Alemanha de Leste.

Nesse dia, dez mil polícias armados tinham ordens para dissolver a manifestação considerada a maior desde que o levantamento de 1953 foi esmagado de forma trágica pelos tanques soviéticos. Contudo, a multidão em crescendo e o aumento do apoio da cidadania paralisaram o regime comunista. Um momento único que poderá ser revisto dia 10 de Novembro.

“Após o muro de Berlim” é o documentário que se segue no dia 11 de Novembro e que retrata, segundo o testemunho de pessoas que chegaram a conhecer a Alemanha de Leste e valorizando diferentes pontos de vista, a vida depois do fim da República Democrática Alemã. Este trabalho recorre a fontes de material inédito como filmes, propaganda, fotos e documentos para retratar os desejos, as esperanças, as necessidades e os medos da população.

A vida diária e as experiências pessoais das pessoas que pertenciam a esta “República de trabalhadores e camponeses”, são o eixo central deste documentário que revive não só as recordações alegres, relatadas com nostalgia, como também a ressurreição da RDA com o êxito do filme “Adeus, Lenine!”.

No dia 12 de Novembro embarcamos numa emocionante viagem no tempo para contar a história que levou à adesão de muitos dos antigos países comunistas à União Europeia em “A Revolução em directo”, um programa que explica como a tecnologia de satélites, chave na Guerra Fria, deu passagem a uma nova era de fluxo de informação livre, que finalmente fez cair a Cortina de Ferro.

A 13 de Janeiro de 1991, os tanques soviéticos aproximaram-se da concentração pacífica à volta da torre da televisão de Vilnius, a capital da Lituânia. De repente, um tanque investiu sobre a multidão e quatro pessoas foram atropeladas. As câmaras captaram o momento. Nessa noite, as retransmissões por satélite mostraram em todo o mundo o sucedido na Lituânia. A 1 de Maio de 2004, dez novos países aderiam à União Europeia, oito dos quais eram comunistas.

Durante vinte e oito anos, o muro de Berlim partiu uma cidade em dois e dividiu um país com uma estrutura de 700.000 toneladas de aço, cães de ataque e armadilhas mortais. Através da tecnologia CGI o canal de História reconstrói o muro para mostrar algumas das fugas mais arriscadas e que motivaram a morte de cerca de 1.300 pessoas.

“A queda do muro de Berlim” exibe, dia 13 e 14 de Novembro, uma compilação de entrevistas com antigos guardas do muro, espias, políticos, fugitivos e engenheiros cujos depoimentos são intercalados com material de arquivo inédito, vídeos caseiros e filmes de propaganda que proporcionam um surpreendente relato deste país dividido em dois.

Esta é a história real de um símbolo profundo e público do controlo estatal absoluto, manifestado nos 900 km de barreira fronteiriça entre as duas Alemanhas, com mais de mil torres de vigilância, 50 mil guardas e diversos campos minados.

Testemunhos de fugas relatadas pelos seus protagonistas e familiares, a importância do cruzamento fronteiriço mais famoso de Berlim – o Checkpoint Charlie – onde decorreu a célebre “Reunião dos Tanques” em Outubro de 1961, o impacto da simbólica visita de Kennedy a Berlim Oeste, em 1963, a segunda fase da construção do muro, com o objectivo de evitar as cerca de mil fugas anuais, e o histórico momento da queda do verdadeiro protagonista da Guerra Fria, são alguns dos aspectos abordados neste documentário.

Durante os 28 anos em que o muro existiu, pelo menos 40 mil pessoas conseguiram escapar e cruzar a fronteira, 75 mil foram perseguidas por tentativa de fuga e cerca de 1.300 morreram.

Depois de Novembro de 1989 o mundo moderno caminhou noutra direcção. Com a reunificação da Alemanha, ocorreu o colapso dos regimes do leste europeu e o termo ‘Guerra Fria’ saiu dos jornais dando espaço à esperança.

O Canal de História encerra dia 15 de Novembro o especial “Berlim, 20 anos sem o muro”, com a estreia mundial da produção própria “O Exército secreto da NATO”, um documentário realizado por Andreas Pichler vencedor do prémio alemão “Grimme Award” e que retrata a existência de uma rede obscura que, ao longo das décadas de 60, 70 e 80, existiu para prevenir o avanço das forças comunistas na Europa espalhando o terror.

Através do testemunho de formandos terroristas, ex agentes da CIA, diplomatas e investigadores da polícia, somos confrontados com a existência de uma organização clandestina que influía na política interna durante a Guerra Fria, em diversos países europeus, através de uma estratégia de tensão, inicialmente atribuída a radicais extremistas.

Em 1990 o primeiro-ministro Italiano Giulio Andreotti admite a existência de uma rede europeia com o nome de código Gladio com evidentes implicações no massacre de The Brabant, na Bélgica, no bombardeamento no The Oktoberfest, na Alemanha, e a matança na Piazza Fontana, em Itália, entre muitos outros terríveis acontecimentos.

Nesta investigação o Canal de História viaja até à Itália, USA, Reino Unido, Suíça, Alemanha e Bélgica, para perceber o modus operandi desta estratégia de terror com o objectivo de perceber se ainda faz parte do modo de actuação actual.

20 anos depois

LISBOETAS DERRUBAM
RECRIAÇÃO DO MURO DE BERLIM

O muro que dividia a cidade de Berlim foi um dos símbolos mais conhecidos da Guerra Fria e será recriado pelo canal de História durante uma acção a realizar em Lisboa no Largo Camões no próximo dia 9 de Novembro, subordinada ao lema “Reviva a História e venha pintar e assistir à queda do muro de Berlim em Lisboa”.

Esta iniciativa, que tem como objectivo assinalar a estreia da programação “Berlim, 20 anos sem o muro”, decorrerá ao longo de todo o dia e consiste, numa primeira fase, na distribuição, em vários pontos da cidade, de réplicas dos passaportes carimbados por uma brigada, simulando as tropas fronteiriças da República Democrática da Alemã (RDA).

Os passaportes levarão os transeuntes à zona fronteiriça mais conhecida da época, o Checkpoint Charlie, situado simbolicamente em Lisboa no Largo Camões, local onde serão convidados a pintar uma réplica do muro, aqui colocado como memorial pela liberdade.

O encerramento da acção está previsto para as 18h30, altura em que todos os lisboetas são convidados a derrubar o muro, recordando um dos momentos mais emocionantes da história.

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL:

“O ERRO DE SCHABOWSKI”
Realização:Marc Brasse / Florian Huber
Produção: Monaco Film / Spiegel TV Media. 2009. Alemanha.
Estreia exclusiva: segunda-feira 9, às 22:00.
Terça-feira 10, às 06:00 e 14:00

“O MILAGRE DE LEIPZIG”
Realização: Sebastian Dehnhardt / Matthias Schmidt
Produção: Broadview TV. 2009. Alemanha.
Estreia exclusiva: terça-feira 10, às 22:00.
Quarta-feira 11, às 06:00 e 14:00.

“APÓS O MURO DE BERLIM”
Realização: Karsten Laske
Produção: ARD / MDR/ LOOKS Film. 2004. Alemanha.
Estreia exclusiva: quarta-feira, dia 11, às 22:00.
Quinta-feira, dia 12, às 06:00 e 14:00.

“A REVOLUÇÃO EM DIRECTO”
Realização:Thomas Staehler / Isabell Blöchl
Produção: Broadview TV. 2004. Alemanha.
Estreia exclusiva: quinta-feira 12, às 22:00.
Sexta-feira 13, às 06:00 e 14:00.

“A QUEDA DO MURO DE BERLIM”
Realização: Rachel Buchanan
Produção: ZDF Enterprises. 2009. Alemanha.
Estreia exclusiva: sexta-feira 13, às 22:00. Sábado 14, às 06:00 e 14:00.
Sábado 14, às 22:00. Domingo 15, às 06:00 e 14:00.

“O EXÉRCITO SECRETO DA NATO”
Realização: Andreas Pichler
Produção: Francesco Virga and Gianfilippo Pedote Mir Cinematográfica. 2009. Itália.
Estreia exclusiva: domingo 15, às 22:00.
Segunda-feira 16, às 06:00 e 14:00.

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 Março 2024

Canal HISTÓRIA estreia “Impérios da Antiguidade”

LER NOTÍCIAS
04 Março 2024

Canal HISTÓRIA celebra Dia Internacional da Mulher

LER NOTÍCIAS
25 Fevereiro 2024

Canal HISTÓRIA recorda “As Grandes Marcas que Mudaram o Mundo”

LER NOTÍCIAS