Canal HISTÓRIA

Os mais belos arranha-céus do mundo

20 Maio 2010

Desde os edifícios antigos e históricos até aos mais recentes e perigosos, todos são alvo do olhar atento do Canal de História ao longo da segunda temporada de “Arranha – Céus” uma série documental que retrata nas quintas-feiras de Junho e Julho, às 15h00 e às 23h00, as mais magníficas e audazes obras de arte arquitectonica.

Na segunda temporada de “Arranha-Céus” e ao longo de 12 episódios, descemos às buliçosas ruas do mundo, para acompanhar os limpa-vidros mais corajosos do planeta e os apresentadores, Charlie Luxton e Keith Keaveney, num passeio guiado para redescobrir de alguns dos exemplos ambiciosos da arquitectura que se erguem a centenas de metros acima dos nossos olhos.

Exibida em sessões de dois documentários de trinta minutos, a série “Arranha-Céus” é uma ode às mais brilhantes edificações históricas que se erguem em locais tão remotos como Chicago, Xangai e Moscovo, tendo provocado a admiração e o aplauso dos transeuntes, graças à intrincada engenharia e desenho brilhante.

“World Financial Center, Xangai”, “375 Park Avenue, Nova Iorque”, “Palácio do Triunfo, Moscovo”, “Torre Naberezhnaya, Moscovo”, “Banco da China, Hong Kong”, “Torre John Hancock, Boston”, “Torres Petronas, Malásia” e “Centro John Hancock, Chicago”, são alguns dos documentários que farão as delícias de todos os que desejam ter uma visão destes edifícios a partir de dentro, revelando-os de 3 de Junho a 8 de Julho de uma perspectiva totalmente nova.

“ARRANHA-CÉUS”

JUNHO

WORLD FINANCIAL CENTER, XANGAI
Estreia Exclusiva
O World Financial Center de Xangai é considerado o telhado mais alto do mundo e está situado na cidade que substituiu Nova Iorque e Chicago como capital mundial dos arranha-céus. Esta torre converteu-se no standard a seguir para uma nova geração de arranha-céus super-altos. O projecto foi desenvolvido por arquitectos japoneses e a torre foi construída em território chinês, pelo que também simboliza uma nova era nas relações entre estes dois países anteriormente hostis desde a violenta invasão da China por parte do Japão nos anos trinta. Devido a esta turbulenta história, a criação do simbolismo e o desenho do arranha-céus exigiu que se exercesse uma sensibilidade formidável a cada passo. Porém isto não pôde impedir que os sentimentos que surgiram contra os Japoneses ameaçassem paralisar as obras.
Quinta-feira 3 às 15:00 e às 23:00. Sexta-feira 4 às 07:00.

375 PARK AVENUE, NOVA IORQUE
Estreia Exclusiva
Há muitos arranha-céus por aí, porém apenas alguns deles deixaram uma marca na arquitectura. O icónico edifício de 375 Park Avenue, em Nova Iorque, foi construído pelo rei do desenho modernista Ludwig Mies van der Rohe em 1958 e mudou para sempre a forma de desenhar arranha-céus. Trata-se da torre mais importante do mundo, e também a mais imitada já que inspirou todos esses blocos quadrados de vidro que hoje aparecem em todas as cidades do mundo. Porém por detrás da sua revolucionária fachada de vidro está a história de como se conseguiu edificar um arranha-céus cuja construção parecia impossível de custear e de como o seu criador conseguiu finalmente realizar este sonho arquitectónico depois de mais de 40 anos.
Quinta-feira 3 às 15:30 e às 23:30. Sexta-feira 4 às 07:30.

PALÁCIO DO TRIUNFO, MOSCOVO
Estreia Exclusiva
Em 2003, o Palácio do Triunfo de Moscovo converteu-se no edifício mais alto da Europa. Este bloco residencial de luxo é apelativo não tanto pela sua altura mas pelo facto de ter ressuscitado um estilo arquitectónico profundamente vinculado ao turbulento passado político da cidade. Nos anos quarenta, Josef Estaline encomendou uma série de sete torres altas que pudessem competir com os arranha-céus de Nova Iorque. Conhecidas como as Sete Irmãs, estas torres foram criadas com a ideia de inspirar os cidadãos russos a celebrar a força e a glória do estado comunista. O programa investiga o desenho e a origem política destas torres e examina porquê no Moscovo capitalista do século XXI se acrescentou uma oitava irmã: o Palácio do Triunfo.
Quinta-feira 10 às 15:00 e às 23:00. Sexta-feira 11 às 07:00.

TORRE NABEREZHNAYA, MOSCOVO
Estreia Exclusiva
Moscovo converteu-se na capital europeia dos arranha-céus e a Torre Naberezhnaya é considerada o edifício mais alto do continente. Esta torre representa uma nova era para a cidade, uma era na qual Moscovo poderá finalmente competir com outros importantes centros financeiros do mundo. Actualmente estão a ser construídos mais arranha-céus, como a Torre da Rússia, desenhada por Norman Foster, que tem uma altura de 500 metros. Estes edifícios supõem um desafio tanto aos parâmetros de altura como ao desenho de arranha-céus na Europa e representam além disso a realização definitiva de um Moscovo repleto de modernos arranha-céus – um sonho que, há décadas, a princípios do século XX, idealizou o desconhecido visionário de arranha-céus desta cidade.
Quinta-feira 10 às 15:30 e às 23:30. Sexta-feira 11 às 07:30.

BANCO DA CHINA, HONG KONG
Estreia Exclusiva
A Torre do Banco da China, em Hong Kong, foi criada em 1990 pelo famoso arquitecto IM Pei. O edifício colocou a Ásia no mapa dos arranha-céus e mantém-se em pé como uma espécie de diamante entre o bosque de torres da ilha. Porém, por trás da arquitectura esconde-se uma fábula política, a história de um super poder mundial marcando o seu território. A China queria que o mundo soubesse que Hong Kong em breve estaria sob a sua potestade, e utilizou este arranha-céus para demonstrá-lo. Porém não foi fácil construir esta torre, já que o orçamento com o qual contavam para fazer esta importante declaração era exíguo, sobretudo tendo em conta que o seu mais fiel rival tinha construído a torre mais cara do mundo logo no portão ao lado.
Quinta-feira 17 às 15:00 e às 23:00. Sexta-feira 17 às 07:00.

TORRE JOHN HANCOCK, BOSTON
Estreia Exclusiva
Por trás da brilhante fachada da Torre John Hancock, em Boston, esconde-se um dos momentos mais embaraçosos da história da arquitectura. A companhia de seguros queria expor a sua enorme força corporativa construindo um edifício modernista no coração do centro histórico de Boston e ameaçava retirar o seu poder financeiro da cidade caso se encontrasse com algum obstáculo. Não podiam imaginar que este acto de arrogância os perseguiria para sempre. A torre dos seus sonhos converteu-se no seu pior pesadelo, e o que se seguiu é uma das histórias mais incríveis da história da arquitectura, uma história repleta de cimentos que entraram em colapso, janelas que se desprendem e um arranha-céus que muito provavelmente acabará por derrubar-se.
Quinta-feira 17 às 15:30 e às 23:30. Sexta-feira 18 às 07:30.

TORRES PETRONAS, MALÁSIA
Estreia Exclusiva
Em finais dos anos oitenta, o governo malaio decidiu construir um arranha-céus de tamanho sem precedentes e tão ambicioso que aspirava ultrapassar a Torre Sears de Chicago como edifício mais alto do mundo. O resultado foi as intrincadamente curvas Torres Petronas em Kuala Lumpur, um projecto que alcançou ambos objectivos. Porém para Cesar Pelli, o arquitecto ocidental encarregado de criar este símbolo nacional que respeitasse o passado olhando ao mesmo tempo para o século XXI, o projecto suporia um desafio de desenho enorme por um caminho difícil e inexplorado, e fazer com que se construíssem as torres na Malásia seria quase impossível.
Quinta-feira 24 às 15:00 e às 23:00. Sexta-feira 25 às 07:00.

CENTRO JOHN HANCOCK, CHICAGO
Estreia Exclusiva
O Centro John Hancock em Chicago é um dos arranha-céus mais prestigiosos do século XX. Em 1969, quando se acabou de construir, era a torre mais alta do mundo fora da cidade de Nova Iorque e continua a ser o edifício de estrutura expressionista mais famoso da história da arquitectura em altura. Utilizando novas tecnologias como o computador e novos desenvolvimentos no aço, os desenhadores da torre revolucionaram a forma de construir arranha-céus e criaram uma verdadeira obra-mestra de engenharia. Porém a construção de vanguarda sempre convida à polémica, e apesar de ser o lugar onde nasceram os arranha-céus, Chicago não estava convencida de querer ter esta enorme massa escura perfilando o seu horizonte.
Quinta-feira 24 às 15:30 e às 23:30. Sexta-feira 25 às 07:30.

JULHO

INTERNATIONAL FINANCE CENTER, HONG KONG
Estreia Exclusiva
Hong Kong tem um dos horizontes mais extraordinários do mundo. Como na ilha escasseia o terreno, a única maneira de crescer é para cima. A sua zona mais cobiçada e cara é o distrito financeiro Central, onde há um arranha-céus que se destaca em relação aos restantes, o 2 International Finance Center. Protagonista de filmes como Batman e ícone do capitalismo, os seus arquitectos não só tiveram que se assegurar de que a torre possuísse uma imagem atractiva para os inquilinos de renda alta, como também tiveram que garantir que cada polegada do desenho ajudará a recuperar o alto investimento económico.
Quinta-feira 1 às 15:00 e às 23:00. Sexta-feira 10 às 07:00.

1180 PEACHTREE PLAZA, ATLANTA
Estreia Exclusiva
O 1180 Peachtree é o ícone do horizonte de Atlanta. As suas enormes aletas distinguem-no dos restantes arranha-céus da cidade, porém, não só é relevante a sua imagem, como está a criar uma nova era no urbanismo de Atlanta. Nos anos 80, quando o crime e a tensão racial assediavam a cidade, os arquitectos concebiam arranha-céus tornando-os totalmente independentes da vida na rua, apenas estavam ligados a zonas de estacionamento e centros comerciais mediante pontes suspensas. O 1180 Peachtree abre as suas portas às ruas e ao público, ajudando a reanimar a esquecida cultura de rua desta cidade.
Quinta-feira 1 às 15:30 e às 23:30. Sexta-feira 10 às 07:30.

TORRE BEETHAM, MANCHESTER
Estreia Exclusiva
É o arranha-céus mais alto de todo o Reino Unido e ao mesmo tempo que atrai os olhares, divide a opinião do público. A Torre Beetham de Manchester encabeça uma nova geração de arranha-céus que estão a regenerar as cidades pós-industriais da Grã-Bretanha. Está no cerne da batalha entre tradicionalistas e modernistas, porque apesar de contar com dois compatriotas, Richard Rogers e Norman Foster, entre os arquitectos de arranha-céus mais importantes do mundo, os Britânicos não estão precisamente apaixonados pelos arranha-céus.
Quinta-feira 8 às 15:00 e às 23:00. Sexta-feira 9 às 07:00.

TAIPEI 101, TAIWAN
Estreia Exclusiva
Taiwan, a província renegada da China, querendo que o mundo se fixasse nela, construiu na sua capital o arranha-céus mais alto do planeta, o Taipei 101. Este projecto supôs um encontro arquitectónico entre Oriente e Ocidente. A torre é também o maior cartaz publicitário de Taiwan desafiando assim o superpoder vizinho, e confirmando que o edifício é mais que a simples sede corporativa de outrora. Todavia, será que levar a etiqueta de “mais alto” serve para garantir o êxito? E porquê nesta cidade não há tantos arranha-céus como em Xangai, o seu rival do outro lado da margem?
Quinta-feira 8 às 15:30 e às 23:30. Sexta-feira 9 às 07:30.

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 Março 2024

Canal HISTÓRIA estreia “Impérios da Antiguidade”

LER NOTÍCIAS
04 Março 2024

Canal HISTÓRIA celebra Dia Internacional da Mulher

LER NOTÍCIAS
25 Fevereiro 2024

Canal HISTÓRIA recorda “As Grandes Marcas que Mudaram o Mundo”

LER NOTÍCIAS