Odisseia

Canal Odisseia dá a conhecer o misterioso estado mais pequeno do mundo

07 Junho 2009

Numa altura em que as salas de cinema nacionais recebem o polémico filme “Anjos e Demónios” e no âmbito do 80º aniversário da Cidade do Vaticano, o canal Odisseia exibe a série “Habitantes do Vaticano”, dois documentários em estreia exclusiva, para acompanhar nos Domingos 7 e 14 de Junho, às 00h00 e 13h00.

À semelhança do filme “Anjos e Demónios”, realizado com base na obra de Dan Brown, também este especial quebra o protocolo, para perceber, de que forma é que a Igreja poderá, a partir do Vaticano, lidar com a decadência dos valores instituídos e com a emergência de novos.

Há 80 anos atrás a Cidade do Vaticano tornava-se um estado soberano, “Um pequeno território para uma grande missão”, tal como o caracterizou o Papa Bento XVI. No entanto, muitas das actividades levadas a cabo, neste que é também o país mais pequeno do mundo, permanecem por esclarecer.

No âmbito desta efeméride, o Odisseia exibe em estreia para Portugal a série de dois documentários “Habitantes do Vaticano”, um especial realizado por Christel Fomm e Cristina Trebbi, que ultrapassa a barreira inquebrável do regulamento interno para nos mostrar o lado mais desconhecido do Vaticano.

Desde as cozinhas, os ateliês de costura e todo o sistema de protocolo, até às instalações dos serviços de segurança e do corpo de bombeiros, o Odisseia percorre cada recanto da cidade que alberga a Santa Sé para conhecer, pelas mãos das pessoas que ali trabalham, como se vive no estado soberano mais pequeno do mundo.

Os documentários “Páscoa” e “Natal” partem de dois momentos de significativa importância para a Igreja, para perceber de que forma assegura o Vaticano a governação do seu território, garantindo a liberdade da Sé Apostólica e a independência do Papa.

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 Março 2024

Odisseia dedica programação de abril a celebrar o planeta

LER NOTÍCIAS
21 Fevereiro 2024

Odisseia dá voz a líderes indígenas na série ‘Guardiães da Floresta’

LER NOTÍCIAS
18 Janeiro 2024

Odisseia mostra como os animais sobrevivem e prosperam no frio extremo

LER NOTÍCIAS