Chello Multicanal

Odisseia dedica mês de maio às catástrofes naturais

05 Maio 2009

· Mais de 19 horas de emissão dedicadas às catástrofes naturais;

· O retrato assustador de fenómenos como sismos, erupções vulcânicas, avalanches, tempestades de areia, mega relâmpagos, tsunamis e fenómenos atmosféricos extremos;

· O espelho das mais avançadas tecnologias de detecção;

· A opinião dos especialistas sobre o tema;

· Estreia dia 1 de Maio, sempre às 15h00.

 

Na madrugada de 6 de Abril, o centro de Itália viu a terra tremer com a chegada de um forte sismo que surpreendeu o mundo e deixou uma região completamente devastada.

Porque os fenómenos naturais acontecem de forma silenciosa e imprevista, o Canal Odisseia alerta os espectadores para os riscos a que estamos expostos, através da programação especial “Planeta Violento”, uma selecção de 19 documentários para acompanhar ao longo do mês de Maio.

Sismos, erupções vulcânicas, avalanches, tempestades de areia, mega relâmpagos, tsunamis e fenómenos atmosféricos extremos, são alguns dos desastres naturais que assolam o planeta instaurando verdadeiros desafios de compreensão e domínio.

De quinta-feira a domingo, ao longo do mês de Maio, sempre às 15h00, o Canal Odisseia releva algumas das melhores produções internacionais realizadas sobre os fenómenos naturais partindo do princípio que, através da divulgação, o seu impacto, no que respeita à perda de vidas e bens, pode ser minorado.

O sismo que ceifou recentemente a vida a centenas de pessoas em L’Áquila foi uma pálida demonstração do poder destrutivo destes fenómenos. O Canal Odisseia estreia esta programação especial com uma série BBC intitulada “Os piores desastres do mundo”, uma sequência de sete documentários que revelam o que acontece quando as forças da natureza entram em conflito com o homem.

Todas as sextas e sábados, de dia 1 a 22 de Maio, temos acesso a esta série actual, realizada por Philip Nugus, que percorre algumas das manifestações mais mortíferas do mundo como vulcões, terramotos, tufões ou avalanches, passando por fenómenos mais relacionados com a acção humana, como incêndios ou deslizamentos de terras.

Através de arquivo fílmico real e animações que reconstroem os momentos mais extremos, cada episódio irá centrar-se num tipo de desastre natural oferecendo ao espectador imagens de alguns dos exemplos mais violentos dos últimos anos.

Existe alguma forma de prever estas tragédias? Como poderíamos diminuir os seus danos? O Odisseia responde a estas questões em “Sexto sentido do reino animal”, uma magnífica série de cinco episódios na qual descobriremos como certos animais são capazes de intuir a chegada de terramotos ou desenvolver mecanismos de alerta para sobreviver a um desastre ambiental.

Mudanças no comportamento de elefantes momentos antes da chegada de um tsunami, aves que nos ajudam a confirmar o grau de poluição da atmosfera ou microrganismos com os quais se pode medir a toxicidade do meio aquático, são apenas alguns dos casos referidos nesta interessante série que promete esclarecer os espectadores do Canal Odisseia todos os Domingos de Maio, sempre às 15h00.

Embora a Europa não seja conhecida pela sua actividade sísmica, a tragédia que avassalou L’Áquila veio comprovar que o perigo existe. O documentário “Terramotos secretos da Europa”, vencedor do diploma de Honra e do Prémio para a Divulgação Científica no Festival Internacional de Televisão para a Conservação e Divulgação da Natureza, Telenatura 2006, em Pamplona, Espanha, já alertava em 2006 para as falhas que fariam sacudir a Europa.

Cientistas, sismólogos e paleo-sismólogos revelam neste documentário, com exibição dia 7 de Maio, que os grandes terramotos que abanaram a Europa no passado podem causar estragos na actualidade, chegando a estas conclusões através de uma análise exaustiva das forças naturais que derrubaram grandes cidades durante a Idade Média.

A 14 de Maio, seremos confrontados com o impacto destruidor das gigantescas tempestades de areia que fustigam a China causando estragos equiparáveis aos provocados por um terramoto de intensidade média.

“China sob a tempestade de areia” é um documentário extraordinário que parte do coração destes fenómenos para explicar o trabalho de um conjunto de cientistas e políticos que lutam por encontrar uma solução efectiva contra os efeitos destas imponentes tempestades de areia.

Na quinta-feira seguinte, a 21 de Maio, estreia “O deserto de Danakil”, uma das regiões mais inóspitas da Terra em que a actividade vulcânica é uma das mais activas de todo o planeta e onde 130.000 pessoas se estabeleceram contrariando as altas temperaturas diurnas.

Neste documentário, o Canal Odisseia desloca-se até esta incrível região africana, uma gigantesca planície salpicada de formações de sal, sulfureto e enxofre, para conhecer de perto o dia-a-dia da população que habita esta paisagem inverosímil.

“Aquecimento global: ano 2100” chega aos ecrãs do Odisseia no Sábado, dia 23, para decifrar o futuro recorrendo às estimativas do Simulador da Terra, um complexo computador japonês que se encontra na vanguarda das investigações climáticas.

Graças a esta tecnologia é possível comprovar que o aquecimento global não é apenas o efeito de fenómenos extremos como ciclones, inundações ou ondas de calor, como também de outros mais progressivos e invisíveis, como o desaparecimento da selva amazónica, a transformação do ciclo da água na América Latina, a redistribuição da terra agrícola no mundo ou até a expansão endémica de certas doenças tropicais.

Na quinta-feira seguinte, dia 28, em “Diário de um Tsunami”, viajamos até ao Sul do Sri Lanka, para contemplar as imagens da evolução de um desastre que transformou por completo o país e conhecer em primeira mão como tem sido a sua reconstrução e as ajudas humanitárias a operar no local.

No dia seguinte, 29 de Abril, no documentário“Mega relâmpagos”, vários especialistas acompanham os espectadores ao coração de alguns dos relâmpagos mais espectaculares para revelar a origem destes misteriosos fenómenos eléctricos que se supõe estar por detrás de alguns desastres inexplicáveis, ocorridos no âmbito da aviação terrestre e espacial.

“El Niño, O monstro meteorológico” encerra o mês dedicado ao tema dos fenómenos naturais para perceber, no dia 30 de Abril, como eventos tão distantes como a queda do Império Azteca, a Fome Irlandesa da Batata e até a derrota de Hitler na Segunda Guerra Mundial podem ter sido directamente influenciados por estas tempestades destruidoras.

Este documentário BBC apresenta alguns dos segredos deste monstro meteorológico que desempenhou um papel crucial, por exemplo, na maior epidemia de febre-amarela nos Estados Unidos (devido à qual chegou a falecer 10% da população de Memphis), numa grave seca na China que levou, em 1878, a que se comercializasse carne humana e, mais recentemente, na erosão do recife de coral na Austrália e inundações graves no Brasil.

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

12 Junho 2023

Odisseia estreia em exclusivo “A fábrica das Pandemias com Juliette Binoche”

LER NOTÍCIAS
14 Junho 2021

AMC Networks International compra 100% de The History Channel Iberia

LER NOTÍCIAS
15 Dezembro 2020

AMC estreia em televisão minissérie ‘O colapso’

LER NOTÍCIAS