Personalidades partilham o que consideram ser um dos mais importantes acontecimentos da História.
Os escritores Luís Osório e João Tordo, a radialista Rita Camarneiro, o argumentista Luís Filipe Borges, Miguel Monteiro, vice-presidente da Academia Portuguesa da História, Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa da História, Fernando Rosas, historiador, António Vilaça Pacheco, autor e formador e a jornalista Daniela Santiago, foram as figuras públicas convidadas pelo Canal HISTÓRIA para protagonizar a campanha, com arranque a 15 de novembro, que assinala o seu 25 º aniversário.
Designada “Um Marco na História”, a campanha convidou cada um dos participantes a protagonizar uma peça onde partilham aquele que consideram ser um dos mais importantes acontecimentos da História.
No dia de estreia, a 15 de novembro, serão transmitidas as peças de Luis Filipe Borges, Miguel Monteiro e Rita Camarneiro. O canal tem prevista a estreia de três protagonistas por mês até Janeiro de 2025, sendo que a campanha estará em exibição no canal ao longo de 2025.
Com cerca de três minutos de duração e produzidas pela Canal HISTÓRIA, as peças foram gravadas na Academia Portuguesa da História, em Lisboa, e serão exibidas em antena e nas redes sociais do canal.
O primeiro divórcio de Portugal em 1679, a Expulsão dos Jesuítas em 1759, o acordo de Bretton Woods em 1944, o Pacto Germano-Soviético em 1939, o tsunami no Sudeste Asiático em 2004 ou os Mortos de Abril em 1974, foram alguns dos acontecimentos mais marcantes referenciados pelos participantes.