Canal HISTÓRIA

HISTÓRIA estreia A ROTA DA SEDA: uma viagem fascinante sobre a famosa rota comercial que moldou o mundo

14 Maio 2019

Documentário leva o espectador a embarcar numa viagem histórica dramática pela Eurásia e a mergulhar nas histórias cativantes sobre a rota comercial que influenciou profundamente a História: Uma rota que ajudou a construir e a destruir impérios, a alimentar revoluções e a mudar civilizações.

O canal HISTÓRIA estreia no dia 25 de maio, a partir das 22h15, A Rota da Seda, um documentário especial, dividido em três partes, que leva o espectador a embarcar numa viagem histórica dramática pela Eurásia, e a mergulhar nas histórias cativantes desta famosa rota comercial.

A Rota da Seda é um dos grandes feitos da Humanidade. Durante milénios, uma rede de rotas comercial atravessou a vastidão da Eurásia, ligando oriente e ocidente, influenciando profundamente a História. O comércio da Rota da Seda ajudou a construir e a destruir impérios, alimentou revoluções e mudou civilizações.

A Humanidade como a conhecemos e tudo o que criámos devem muito à lendária Rota da Seda. Isso vale para objetos tão básicos, mas tão revolucionários quanto uma folha de papel. Viaje no Tempo e testemunhe a evolução dos métodos de guerra, o horror da Peste Negra, o impacto explosivo das inovações, e transformações sociais radicais.

Descubra “Como a Rota da Seda moldou o Mundo”!

Parte 1: Guerra
Este episódio explora a forma como a Rota da Seda influenciou os conflitos, desde a cavalaria à pólvora. A série começa há dois mil anos, quando o Império Romano parecia imparável. No entanto, a Batalha de Carras terminou uma das piores derrotas militares dos Romanos, quando os Partas utilizaram táticas de cavalaria em seu proveito. O estilo da guerra de cavalaria desenvolvido pelos arqueiros a cavalo da Ásia Central viria a dominar as técnicas bélicas, através de várias inovações, como a besta recurva composta, as pontas de flecha em bronze e a adoção de grupos coesos de soldados. Foi também por volta desta altura que o Império Romano começou a cobiçar a seda chinesa. O comércio de longa distância entre os povos da Eurásia não era novidade – há milénios que as relações semelhantes influenciavam a sociedade.

Parte 2: A luz a partir das trevas
Este episódio explora a forma como as doenças mortais e a vida viajavam ao longo da Rota da Seda, mudando o mundo. Viaje no tempo, da devastação da Peste Negra a um cereal que revolucionar a agricultura. Quando a Peste Negra chegou à Europa, espalhava-se ao ritmo de oito quilómetros por dia. Uma surpreendente reviravolta, acabaria por desencadear mudanças positivas para alguns europeus. Quando a doença fatal aniquilou grande parte da mão-de-obra da Europa, a nobreza viu-se forçada a competir pelos trabalhadores sobreviventes, oferecendo salários mais elevados. Assim nascia uma classe média. Explore os importantes altos e baixos da biomigração ao longo da História da Rota da Seda. Este episódio analisa a forma como as coisas vivas, do milho painço à fascíola hepática chegavam à Europa – com consequências dramáticas.


Parte 3: Revoluções
Este episódio conta-nos a história dos objetos e eventos criados pela Rota da Seda que inspiraram revoluções. O fabrico do papel vindo da China atravessou toda a Ásia, até à Europa. Após a invenção da primeira prensa, em 1440, milhões de europeus começaram a ler conteúdos impressos em várias línguas, democratizando o conhecimento. Outra implicação transformadora das trocas comerciais foi desencadeada pela conquista de Constantinopla pelo Império Otomano, que bloqueou o acesso europeu à Rota da Seda. Cristóvão Colombo, procurou outro trajeto para a Ásia, navegando para ocidente, atravessando o Atlântico, acabando por ir dar às Américas. Os missionários jesuítas na China criaram fortes laços com os intelectuais chineses, e apresentaram a civilização chinesa à Europa. A pólvora transformou a exploração de minério, transformando Nova Iorque numa grande cidade.

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 Março 2024

Canal HISTÓRIA estreia “Impérios da Antiguidade”

LER NOTÍCIAS
04 Março 2024

Canal HISTÓRIA celebra Dia Internacional da Mulher

LER NOTÍCIAS
25 Fevereiro 2024

Canal HISTÓRIA recorda “As Grandes Marcas que Mudaram o Mundo”

LER NOTÍCIAS