“Assédio na Academia de Coimbra”, baseado nas denúncias de assédio sexual levadas a cabo por três ex-investigadoras, durante a gestão de Boaventura de Sousa Santos como diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; “Assalto ao Banco de Portugal”, “A tortura de Gisberta” ou o “O Homicídio de João Champalimaud”, são alguns dos temas abordados na segunda temporada do podcast do canal de televisão AMC CRIME, “Dominó”, para ouvir a partir de 20 de abril.
Conduzido por Rita Camarneiro, apresentadora, rádio host, autora, formada em psicologia clínica, o podcast “Dominó” investiga alguns dos crimes mais chocantes e mediáticos que aconteceram em Portugal.
“À procura de Rosiney” é o título do primeiro episódio, lançado a 20 de abril, que aborda o misterioso desaparecimento de Rosiney Trindade, em 14 de novembro de 2018, após ter sido despedida do seu emprego, abandonando o restaurante onde trabalhava e deixando grande parte dos seus pertences. Depois desta data, deixou de contactar os seus familiares e ficou completamente incontactável. O episódio conta com testemunhos da procuradora, da família e amigos da vítima.
A 4 de maio chega o episódio sobre o assalto ao Banco de Portugal, ocorrido a 17 de maio de 1967, levado a cabo por quatro homens que surpreenderam o país ao assaltar a filial do Banco de Portugal na Figueira da Foz, roubando cerca de 15 milhões de euros. Neste programa, Rita Camarneiro entrevista a advogada e jurista Elisabete Romão.
Destaque ainda para o programa emitido a 18 de maio, dedicado à denúncia de assédio na Academia de Coimbra, desencadeada por três ex-investigadoras do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra que relataram os factos num capítulo de um livro publicado por uma editora britânica.
Os casos de assédio sexual e moral eram, alegadamente, cometidos por dois académicos sob os pseudónimos “Professor-Estrela” e “o Aprendiz”, atribuídos a Boaventura de Sousa Santos e a Bruno Sena Martins.
Em cada episódio, Rita convida jornalistas, historiadores, economistas, advogados, criminalistas, psicólogos, especialistas em saúde mental, testemunhas e outras personalidades portuguesas a falar sobre o “efeito dominó” que estes crimes causaram em Portugal e os passos que foram necessários para averiguar a verdade.
“Dominó” é um projeto original que está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, e YouTube. Os seis novos episódios que compõem esta temporada são lançados todas as quintas-feiras, quinzenalmente, a partir de dia 20 de abril.
A primeira temporada, que continua disponível nas principais plataformas, é composta por seis episódios e acumulou mais de 40 mil plays, alcançando a oitava posição no ranking global dos podcast em Portugal no Spotify.