O Odisseia reúne especialistas para “Sonhar o futuro”
Em outubro o Odisseia dá continuidade à série documental “Sonhar o Futuro”, uma viagem até 2050 para descobrir os projetos, tendências e invenções que moldarão a vida de amanhã ao longo de dez episódios reveladores, exibidos todas as terças-feiras, sempre às 21h30.
No dia 4 de outubro o Odisseia desvenda aquele que será o Transporte do Futuro, um futuro que está à beira de chegar, tão assombroso como inesperado: novos modelos urbanos, mobilidade ecológica, carros autónomos, avisões elétricos e barcos revolucionários.
A Comida do Futuro é o tema que se segue no dia 11 de outubro, um programa que conta com a participaçaõ do convidado especial Alian Ducasse, chef com três estrelas Michelin e que revelará como serão os nossos hábitos alimentares: as proteinas vegetais, a agricultura urbana, os supermercados interligados, a comida personalizada ou as novas experiências em sabores.
A equipa de “Sonhar o Futuro” visitou mais de 25 países nos cinco continentes para reunir os sonhos de futuro de inúmeros cientistas e pensadores que têm oportunidade de dar a conhecer as suas reflexões sobre os projetos e tendências que moldarão o futuro, nomeadamente, Philipe Starck, criador, designer e arquiteto.
Desportos, Transportes, Comida, Educação, Energia, Casas, Medicina, Moda, Música e Sexo são os dez temas que intitulam os episódios desta série inédita desenhada de acordo com uma imagem visual futurista de alta tecnologia e um estilo otimista e sugestivo, para mostrar aos espectadores as inovações que transformarão as suas vidas quotidianas.
Em cada episódio de sessenta minutos, construído com recurso a efeitos especiais de última geração e fragmentos cinematográficos, cerca de seis sonhadores apresentarão os seus projetos e partilharão a sua visão da vida quotidiana do futuro. Para ver os seus projetos de outra perspetiva, o Odisseia recorre ainda a cientistas e peritos mundialmente reconhecidos, para analisar as tendências que darão forma ao futuro nas diferentes áreas tratadas.
Geoff Mulgan, criador da Studio School no Reino Unido, Kent Larson, director do Laboratório do MIT nos Estados Unidos e Lucien Gambetta, Fundador da MotorWave na China, são alguns dos sonhadores que contribuem com as suas reflexões para dar corpo a este programa científico que é, simultaneamente, uma experiência realmente dinâmica e divertida.
A série começa dia 27 de setembro, às 21h30, com um documentário dedicado ao tema “Desportos”, que mostra que os atletas de 2050 terão muito por onde escolher: realidade virtual, próteses mecânicas ou sistemas de propulsão são algumas das inovações em estudo. Na terça-feira seguinte é a vez da temática “Transportes”, um trabalho que releva um futuro que está à beira de chegar, tão assombroso como inesperado: novos modelos urbanos, mobilidade ecológica, carros autónomos, aviões elétricos ou barcos revolucionários.
Como alimentaremos 9 mil milhões de pessoas em 2050? Como será a escola do futuro? Como deixaremos de usar combustíveis fósseis? Que aspeto terão as casas da próxima geração? A medicina será preventiva em vez de curativa? Que aspeto terá a moda? Como será a música e o prazer em 2050? Estas são algumas das perguntas que encontrarão resposta ao longo de dez interessantes documentários exibidos todas as terças-feiras, até dia 29 de novembro.
SONHAR O FUTURO
EPISÓDIO 1: DESPORTOS DO FUTURO – 27 setembro às 21h30
EPISÓDIO 2: TRANSPORTES DO FUTURO – 4 outubro às 21h30
EPISÓDIO 3: COMIDA DO FUTURO -11 outubro às 21h30
EPISÓDIO 4: EDUCAÇÃO DO FUTURO – 18 outubro às 21h30
EPISÓDIO 5: ENERGIA DO FUTURO – 25 outubro às 21h30
EPISÓDIO 6: CASAS DO FUTURO – 1 novembro às 21h30
EPISÓDIO 7: MEDICINA DO FUTURO – 8 novembro às 21h30
EPISÓDIO 8: MODA DO FUTURO – 15 novembro às 21h30
EPISÓDIO 9: MÚSICA DO FUTURO – 22 novembro às 21h30
EPISÓDIO 10: SEXO DO FUTURO – 29 novembro às 21h30