A partir do dia 5 de julho, o Odisseia viaja até aos Pirenéus num especial de programação que revela às quartas-feiras, a partir das 22h30, os segredos desta espetacular cadeia de montanhas situada entre o Atlântico e o Mediterrâneo, em duas séries documentais que espelham a fauna, flora, cultura e estilo de vida únicos dos habitantes de uma das cordilheiras montanhosas mais antigas da Europa.
Na série documental “Os Pirenéus com Michael Portillo”, os espetadores acompanham o ex-ministro e apresentador de televisão Michael Portillo numa viagem de autodescoberta, percorrendo troços da cadeia dos Pirenéus entre Espanha e França, ao longo de quatro episódios de sessenta minutos, exibidos todas as quartas-feiras, a partir do dia 5 de julho, às 22h30.
“A Procura da Identidade”, “Desafio físico”, “A Procura Espiritual” e a “Procura Emocional” são os temas orientadores dos episódios desta viagem desde a costa atlântica às margens do Mar Mediterrâneo, atravessando várias vezes a fronteira, conhecendo as pessoas que vivem nestas montanhas e aprendendo sobre a sua cultura e estilo de vida únicos. Na série, Michael Portillo estará também a pôr-se à prova em termos físicos, enfrentando os penosos picos nevados e momentos de solidão, em que reflectirá sobre a sua própria vida.
Uma equipa de filmagens passou dois anos imersa num gigantesco jogo de escondidas para descobrir os segredos do maciço dos Pirenéus, dos seus vales mais selvagens e da sua fauna tão diversificada até lançar um convite para uma viagem através de imagens fascinantes que, normalmente, só estão reservadas aos alpinistas mais experientes ou aos naturalistas mais aguerridos. “Segredos dos Pirenéus” a série documental que o Odisseia estreia dia 5 de julho, às 23h15, é o resultado desse trabalho.
Nas quartas-feiras, dias 5, 12 e 19, sempre às 23h15, os espectadores vão acompanhar esta empolgante viagem de descoberta da inacessível fauna dos Pirenéus, seguindo rastos e pistas de forma paciente, até encontrar ursos, águias-reais, abutres-barbudos, lobos ou gamos.