A 14 de dezembro, pelas 22h15, o Canal HISTÓRIA estreia “Os Segredos da Grande Esfinge de Gizé”, um documentário surpreendente sobre a estátua mais emblemática do mundo cuja construção, há mais de 4500 anos, continua a intrigar arqueólogos.
Há gerações que este leão com cabeça humana intriga os arqueólogos. Com 73 metros de comprimento e 20 de altura, esta megaestrutura permanece um enigma. Porque foi construída e, acima de tudo, como? Para desvendar os mistérios da Esfinge, “Os Segredos da Grande Esfinge de Gizé” viaja até ao coração deste incrível monumento. Exploraremos os seus extraordinários templos, os seus orifícios, os seus subterrâneos, para revelar os segredos guardados por esta maravilha do Mundo Antigo.
A Esfinge de Gizé é um monumento erguido na época do Egito Antigo que está localizado próximo das Pirâmides do Egito, na margem oeste do rio Nilo, nos arredores do Cairo. A presença das três pirâmides (Quéfren, Quéops e Miquerinos) e da Esfinge como um guardião, faz da Necrópole de Gizé, um dos mais famosos sítios arqueológicos da África e do mundo. O termo esfinge deriva da língua egípcia e significa “imagem viva”, ou seja, ela atuaria como um guardião da Península de Gizé, representando a força do Faraó.