No ano que assinala o meio século de um dos acontecimentos mais marcantes da História de Portugal
A completar 25 anos de emissões em Portugal, o Canal HISTÓRIA assinala o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos com a estreia exclusiva de “25 de Abril, A Revolução dos Cravos“, um documentário que acompanha, minuto a minuto, os acontecimentos ocorridos num dos momentos mais marcantes da História de Portugal, para ver no dia 25 de abril, pelas 22h15.
Com apoio em arquivos inéditos, tais como gravações de chamadas telefónicas, cadernos de soldados, arquivos pessoais e outros cedidos pela RTP, pela Cinemateca ou Reuters, este trabalho procura explorar as várias vertentes dos acontecimentos que mudaram o destino de toda uma nação.
No início da década de 70, com Portugal ainda sob o jugo autoritário da ditadura mais longa da Europa, as forças militares arriscaram tudo para tentar libertar o país. Na sombra do regime, planearam um golpe de Estado sem igual que originou a Revolução dos Cravos.
Na madrugada de 25 Abril de 1974, os oficiais ocuparam pontos estratégicos em Lisboa e derrubaram a ditadura do Estado Novo, implantada também por militares em 1926. Os sinais de código para dar o arranque das operações – canções de Paulo de Carvalho e Zeca Afonso – foram transmitidos através da rádio nas horas anteriores.
A zona dos ministérios, órgãos de comunicação e outros locais considerados sensíveis foram subjugados pelos militares. O presidente do Conselho de Ministros, Marcello Caetano, refugiou-se no Quartel do Carmo, de onde saiu sob escolta militar do capitão Salgueiro Maia, em direção ao exílio.
Em “25 de Abril, A Revolução dos Cravos” acompanharemos, passo a passo, todos os acontecimentos que marcaram o dia em que um golpe militar derrubou um regime ditatorial de 48 anos e simbolizou a ascensão da democracia e dos valores de liberdade e igualdade em Portugal.