Neil deGrasse Tyson, entre outros cientistas conceituados, mostram como o carbono, centro da vida, é atualmente a maior a ameaça à nossa sobrevivência.
O Odisseia assinala o Dia Mundial do Ambiente com a estreia exclusiva do documentário “Carbono: Biografia Não Autorizada”, que oferece no dia 5 junho, às 22h30, uma abordagem única sobre este elemento que está no centro da vida e é, paradoxalmente, a maior ameaça à nossa sobrevivência.
Combinando animações criativas, uma banda sonora orquestral envolvente e entrevistas com especialistas reconhecidos como o astrofísico e comunicador científico norte-americano, Neil deGrasse Tyson, a climatologista canadiana e Chief Scientist da The Nature Conservancy, Katharine Hayhoe e a climatologista canadiana e Chief Scientist da The Nature Conservancy Suzanne Simard, entre outros, este documentário oferece uma narrativa cativante e educativa, até para quem pensa que já sabe tudo sobre o carbono.
Narrando a sua história em primeira pessoa através da voz da atriz Sarah Snook (da série “Succession”) ao longo de 90 minutos, “Carbono: Biografia Não Autorizada”, acompanha o seu nascimento no coração violento de uma estrela, o seu papel na origem da vida mais primitiva, os caminhos que tomou na evolução e como capta a energia do sol na fotossíntese, alimenta o nosso mundo moderno e mantém a atmosfera do planeta em delicado equilíbrio.
“Carbono: Biografia Não Autorizada” é uma produção amplamente reconhecida a nível internacional, com destaque para o “Grand Prix Best Documentary” no Deauville Green Awards em França, além de prémios nos EUA, China e República Checa .
O documentário foi co-dirigido por Daniella Ortega, cineasta australiana premiada, e Niobe Thompson, antropólogo e realizador canadiano. A produção esteve a cargo de Sonya Pemberton, vencedora de um Emmy e cinco vezes laureada com o Eureka Prize for Science Journalism, destacando-se pela sua experiência em documentários científicos.