Canal HISTÓRIA
Canal HISTÓRIA dá a conhecer o papel das crianças pré-históricas na evolução humana
29 Maio 2025

“Pequenos Sapiens” revela investigação que combina pistas com 20 mil anos, análises de especialistas e pesquisas recentes.

Pequenos Sapiens

A 12 de junho, pelas 22h15, o Canal HISTÓRIA estreia em exclusivo “Pequenos Sapiens”, um documentário surpreendente que revela como as crianças pré-históricas podem ter sido impulsionadoras da evolução humana, explicando como é que viviam, brincavam e aprendiam, há dezenas de milhares de anos.

Esta investigação combina pistas de 20.000 anos, análises de especialistas e pesquisas de vanguarda para revelar como os nossos antepassados juniores aprenderam com brincadeiras e aprendizagens ao lado dos mais velhos, e como é provável que tenham desempenhado um papel muito mais importante na sociedade do que imaginávamos.

De brinquedos da Era do Gelo a evidências de uma luta de lama pré-histórica – e com observações comparativas de como as crianças vivem, brincam e aprendem hoje – estamos perante uma jornada fascinante que revela como essas mentes jovens curiosas instigaram a inovação muito antes de haver registos históricos.

Em “Pequenos Sapiens” veremos como era crescer em tempos pré-históricos e o que novas descobertas revelam sobre a história humana, sobretudo sobre as crianças que desempenharam um papel muito maior na história humana do que imaginávamos.

Novas descobertas arqueológicas revelam que constituíam cerca de metade das populações pré-históricas. E agora, graças à tecnologia de ponta e a novas pesquisas, especialistas conseguem analisar de perto o que essas crianças deixaram para trás, podendo finalmente contar a história.

Anteriormente, acreditava-se que os adultos eram os protagonistas principais da história humana, mas as recentes descobertas inverteram essa ideia. À medida que as crianças pré-históricas se tornaram mais visíveis, os arqueólogos começaram a descobrir como cresciam, o que comiam e como passavam o tempo.

Em Roma, Alessia Nava analisa dentes de leite antigos para descobrir mais sobre a sua dieta e o nível de stress fisiológico que sofriam. Novas evidências revelam que as crianças tinham responsabilidades importantes desde cedo: recolher alimentos, ajudar na caça e até mesmo cuidar dos irmãos mais novos.

Mas ser criança não era isento de diversão. Arqueólogos encontraram o que podem ser brinquedos da era glacial e no norte de Itália, especialistas reconstituíram uma cena animada de cerca de 14.000 anos atrás — crianças a brincar com bolas de lama e pressionando-as contra a parede de uma caverna.

Num local onde se caçava há cerca de 15.000 a 17.000 anos — hoje um subúrbio parisiense — a arqueóloga Elisa Caron-Laviolette estuda como os habilidosos fabricantes de ferramentas de pedra trabalhavam, encontrando evidências de crianças a brincar ao lado deles, imitando a sua construção de ferramentas.

O arqueólogo evolucionista Felix Riede conta como as crianças pré-históricas provavelmente eram como os jovens de hoje — muitas vezes os primeiros a adotar novas tecnologias. Esses “influenciadores da era glacial” experimentaram com os materiais ao seu redor, absorveram novas informações e habilidades e transmitiram-nas para a geração seguinte, contribuindo para a nossa sobrevivência.

Descobertas arqueológicas revelam ainda que as crianças eram adoradas em vida e profundamente lamentadas na morte. No norte da Itália, o túmulo mais antigo de uma menina na Europa, há cerca de 10.000 anos, mostra como foi sepultada com extremo cuidado, cercada por objetos rituais, incluindo conchas ornamentais, pingentes e chocalhos.

É uma prova de quão valorizada era, tanto como um adulto. “Acho que é um belo lembrete de que está em nós; é de onde viemos”, diz April Nowell, arqueóloga da Universidade de Victoria. “Essas crianças eram realmente amadas. Eram o centro das suas comunidades”, acrescenta.

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

23 Julho 2025

Canal HISTÓRIA investiga descobertas enigmáticas do passado

LER NOTÍCIAS
08 Julho 2025

Canal HISTÓRIA estreia nova temporada de “Apocalipse dos Impérios”

LER NOTÍCIAS
03 Julho 2025

Canal HISTÓRIA revela os mitos em torno da mumificação

LER NOTÍCIAS