A queda dos três impérios mais influentes de sempre: Roma, Cartago e Egipto.
A 22 de julho, pelas 22h15, o Canal HISTÓRIA estreia em exclusivo a terceira temporada de “Apocalipse dos Impérios”, uma série que dá a conhecer civilizações poderosas que acabaram por cair no caos e na ruína: desde a liderança de Roma, à brutal guerra de Cartago com o Império Romano, passando pela luta do Egito contra a Natureza.
Esta terceira temporada explora o dramático colapso de três dos impérios mais influentes de sempre: Roma, Cartago e o Império Antigo egípcio. Através da análise de peritos, de indícios arqueológicos inéditos e de surpreendentes documentos históricos, esta série revela como guerras, doenças, alterações climáticas ou disputas políticas levaram à sua queda.
O Império Romano estará em foco no episódio de 22 de julho, às 22h15, dando a conhecer os fatores ocultos por detrás do colapso de Roma: pandemias letais que enfraqueceram a população, alterações climáticas que conduziram à fome, e uma crise de liderança que dividiu o Império. Com mudanças nas dinâmicas de poder e constantes ameaças externas, Roma ruiu sob o seu próprio peso, marcando o fim de um dos maiores impérios da História.
De seguida, pelas 23h00, o canal exibe “O Império de Cartago”, um poderoso Império que chegou a rivalizar com o Romano. O crescente poder de Cartago ameaçava Roma, dando origem a uma série de conflitos que ficariam conhecidos como as Guerras Púnicas. A implacável campanha militar romana levou à total destruição de Cartago, em 146 aC, com as suas cidades destruídas, o seu povo chacinado, os seus campos arrasados e o seu legado praticamente eliminado.
“O Colapso da Era das Pirâmides” estreia a 29 de julho, pelas 22h15, para dar a conhecer como ocorreu a queda do Império Antigo egípcio. Neste episódio, veremos peritos a analisar indícios de mudanças climáticas catastróficas que afetaram os ciclos de cheias do Nilo, levando a um devastador período de fome. A fragmentação política e potenciais surtos de doenças enfraqueceriam ainda mais o reino, mergulhando o Egito no caos e o colapso da sociedade marcou o fim da grandiosa era de construção das pirâmides, que deixaria para a posteridade um mistério que intriga gerações de historiadores.