“Touro Sentado”: Documentário analisa o legado do maior líder da resistência dos povos indígenas à colonização norte-americana.

A 19 de janeiro, pelas 22h15, o Canal HISTÓRIA estreia em exclusivo “Touro Sentado” (Sitting Bull), um documentário de dois episódios, produzido pela Appian Way – produtora fundada por Leonardo DiCaprio – que representa uma análise profunda do legado de um dos líderes mais influentes dos Lakota Hunkpapa, a figura central da resistência dos povos indígenas à colonização norte-americana.
Nas Grandes Planícies, enquanto o século XIX via os colonos avançarem, surgiu um líder lendário disposto a resistir: Touro Sentado, conhecido em Lakota, a sua língua nativa, como ‘Tatanka Iyotanka’.
Narrado pelo ator Mo Brings Plenty (série ‘Yellowstone’) e com a participação de Michael Spears (‘Dança com Lobos’), “Touro Sentado” reconstrói os momentos-chave da vida daquele que se manteve firme e defendeu o seu povo, a sua cultura e o seu modo de vida.
Contado através de entrevistas com peritos, sequências dramatizadas e material de arquivo inédito, este documentário detalha os momentos fundamentais e as figuras chave da história dos nativos americanos, incluindo o Massacre de Washita, o guerreiro Crazy Horse, a Batalha de Cedar Creek e o Massacre de Wounded Knee.
“Touro Sentado” é um trabalho essencial para entender a História dos povos indígenas da América do Norte e o seu impacto na memória coletiva do continente. Esta é uma história de resistência, honra e dignidade, proveniente das raízes profundas do passado, que ajuda a interpretar o presente de forma mais consciente, justa e humana.
Dos produtores executivos Leonardo DiCaprio, Crystal Echo Hawk, Larry Pourier, Dee Jay Two Bears e Stephen David o primeiro episódio de “Touro Sentado”, intitulado “Colisão de nações” abrange a época após a Guerra de Secessão (1861–1865), altura em que os Estados Unidos iniciam uma nova fase de expansão para oeste.
A partir de 1866, milhares de colonos e soldados começam a penetrar nas Grandes Planícies, ocupando territórios que durante gerações pertenceram aos povos nativos. Em resposta a esta invasão, o líder lakota Touro Sentado, juntamente com o célebre guerreiro Cavalo Louco (Crazy Horse), organiza um movimento de resistência sem precedentes.
Entre 1868 e 1877, ambos lideram uma série de confrontos contra o exército dos Estados Unidos, defendendo não só as suas terras, mas também a sua forma de vida, as suas crenças e a sua soberania enquanto nação.
“Nunca Ceder” é o título do segundo episódio para ver a 26 de janeiro, pelas 22h15, que relata o ano de 1876, altura em que Touro Sentado e Cavalo Louco enfrentam o general George Armstrong Custer e o Sétimo de Cavalaria na Batalha de Little Bighorn, um dos confrontos mais decisivos e recordados da história do Oeste americano.
Embora a sua vitória marque um marco na resistência das nações nativas face à expansão territorial do governo dos Estados Unidos, não consegue deter a guerra. Os líderes lakota continuam a luta para preservar o seu modo de vida perante uma campanha militar e política cada vez mais implacável, decididos a manter viva a identidade do seu povo perante o avanço de um mundo que procura apagar as suas raízes.