“Calígula: O Legado Oculto” documentário que reescreve a vida do tirano imperador que se revelou um construtor visionário.

O Canal HISTÓRIA estreia, a 5 de fevereiro, às 22h15, “Calígula: O Legado Oculto”, um documentário vencedor do prémio de Melhor Apresentação no MIP Londres 2025 sobre a vida e legado de um dos líderes mais controversos e visionários da História.
Calígula governou o Império Romano apenas durante quatro anos e o seu nome tornou-se sinónimo de excesso e tirania. Este documentário, composto por dois episódios, redefine o seu legado e vai além da imagem do líder cruel para revelar um construtor visionário.
As descobertas arqueológicas mais recentes trazem à luz os seus projetos mais audaciosos como a transformação do templo de Cástor e Pólux, a construção de aquedutos como o Aqua Claudia, a criação de dois palácios flutuantes encontrados no Lago Nemi, a transferência de um colossal obelisco egípcio para Roma ou, em 2024, a descoberta das ruínas do jardim imperial em Roma.
Porque empreendeu projetos tão extravagantes? Como conseguiu orquestrar o transporte de um obelisco colossal para o coração de Roma? Que impacto esses palácios flutuantes tiveram na arqueologia subaquática?
Graças a análises de especialistas e à utilização de modelagem em 3D, esta minissérie traça meticulosamente o processo de construção destas obras surpreendentes.
“Calígula: O Legado Oculto” revela como o imperador deixou um incrível legado arquitectónico que desafia percepções simplistas e caricaturais da personalidade do imperador, reescrevendo a história de um dos imperadores mais controversos de Roma.