“Animais de Luto”: Documentário surpreendente realizado por professor de psicologia da Universidade de Kyoto aborda os mistérios da morte no reino animal.

Como reagem os animais quando confrontados com a morte de um dos seus? Terão consciência do fim de vida? Este é o tema central de “Animais de Luto”, um documentário imperdível com estreia em exclusivo no canal Odisseia a 21 de fevereiro, pelas 16h00, que dá a conhecer uma nova e revolucionária disciplina, designada tanatologia comparada que procura desvendar os mistérios da morte no reino animal.
Babuínos, corvos, golfinhos, elefantes… quando confrontados com a morte de um dos seus, os animais reagem de maneiras fascinantes. Há anos, cientistas que se debruçam sobre o estudo desta questão descrevem cenas comoventes e intrigantes.
Existe uma tipologia de comportamentos baseada na complexidade biológica e social das espécies? O que se esconde por trás da diversidade desses comportamentos? Reações fisiológicas inatas? Instinto de sobrevivência? Luto e pesar no reino animal? Será que alguns animais complexos desenvolveram uma forma de consciência da morte semelhante à nossa?
Hoje, cada vez mais estudos investigam a origem e o significado desses comportamentos e os especialistas acreditam que estão cada vez mais próximos da verdade.
“Animais de Luto” é um documentário surpreendente que busca responder a todas essas perguntas. Trata-se de um filme inédito que nos leva aos momentos mais íntimos do reino animal, conduzindo-nos à descoberta de uma ciência emergente baseada na etologia, neurociência e psicologia.
A realização é de James Anderson, Professor Emérito de Psicologia e pesquisador especializado no estudo do comportamento e dos processos cognitivos de primatas não humanos na Universidade de Kyoto.