Quais serão as operações de espionagem mais intrigantes dos tempos modernos?
O canal HISTÓRIA apresenta todos os sábados às 22h15, a partir do dia 25 de janeiro, “Spy Wars”. Uma série documental cheia de ação que conta com a participação do galardoado ator Damian Lewis para revelar algumas das mais emocionantes missões secretas da História Moderna. Com a ajuda de informação recentemente divulgada, especialistas de gabarito e intervenientes destas missões revelam as verdadeiras histórias por detrás algumas das operações de espionagem internacionais mais emocionantes e importantes dos últimos quarenta anos.
Damian Lewis explora a ação e o contexto dos principais incidentes que muitas vezes levaram o mundo a estar à beira da guerra. Esta série dá aos espetadores uma visão sem precedentes das operações de espionagem que mudaram o clima geopolítico atual, ao contar com a participação dos envolvidos nestes casos extraordinários que descrevem não apenas o que fizeram e como fizeram, mas também por que o fizeram e quais as consequências das suas ações.
Da troca de informações mais famosas dos tempos recentes, à produção de um filme falso que libertou os americanos da crise de reféns iraniana em 1979, passando por perfis pormenorizados dos agentes duplos mais hábeis do mundo, temos James Bond em thrillers de John le Carré… Agora compreende-se que todos estes confrontos, homicídios e trocas de reféns foram reais!
Carolina Godayol, Diretora Geral do The History Channel Ibéria afirma que “Spy Wars tem uma abordagem incomparável e abrangente que desvenda o fascinante mundo da espionagem, com uma produção incrivelmente ambiciosa e com um talento de primeira linha como Damian Lewis, que nos garante um conteúdo premium aos nossos telespectadores”.
Em janeiro:
Sábado, 25 de janeiro, às 22h15:
Episódio 1 – Cavalo de Troia
Este episódio conta a incrível história de Vladimir Vetrov, um importante agente do KGB e espião dos Serviços Secretos franceses, durante a Guerra Fria. Em dezembro de 1980, tomou a decisão de espiar para os franceses, após alguns anos a viver em Paris. Como agente secreto, Vetrov passou mais de quatro mil documentos aos seus superiores, revelando a extraordinária capacidade da espionagem industrial soviética contra o Ocidente.
Sábado, 25 de janeiro, às 23h:
Episódio 2 – Um Perfeito Traidor
Esta é a história de Robert Hanssen, um ex-agente do FBI que desmantelava sistematicamente a rede de agentes secretos soviéticos nos EUA, de dentro para fora. O seu desempenho foi descrito pelo Departamento da Justiça como “talvez a maior catástrofe de espionagem da História dos EUA”. Hanssen espiou para os Serviços Secretos soviéticos e russos contra os EUA de 1979 a 2001, e as suas missões colocaram a CIA contra o FBI, e desencadearam uma “caça ao espião” que deixou os serviços americanos de rasto.
Em fevereiro:
Sábado, 1 de fevereiro, às 22h15:
Episódio 3 – O Homen que nunca existiu
Esta é a história de Oleg Gordievsky, um dos agentes do Ocidente mais valiosos na Guerra Fria que arriscou tudo para evitar uma terceira Guerra Mundial. Parecia ser um diplomata ambicioso posicionado na embaixada soviética na Dinamarca, mas Gordievsky era na verdade um espião russo e uma estrela em ascensão da KGB. Depois de alguns anos em Copenhaga foi recrutado pelos britânicos e enviado para Londres pela KGB. Enquanto esteve em Londres, o Presidente Reagan autorizou o maior jogo de guerra da NATO na história: Able Archer.
Da KGB em Londres, Gordievsky passou informações importantes para os britânicos que muitos acreditam que, por si só, afastaram o mundo da aniquilação nuclear, antes de ser convocado pela KGB para retornar imediatamente à URSS. Sem saber se o seu disfarce tinha sido comprometido, Gordievsky foi acusado de ser um espião do MI6. Recusando-se a estragar o disfarce, acionou o seu plano de extração do MI6, deixando para trás a sua esposa e filhos. Foram precisos seis anos e o colapso da União Soviética para que a sua família pudesse fugir de Moscovo e juntar-se a ele. Em 2007, Gordievsky foi nomeado “Companheiro da Ordem Mais Distinta” pela Rainha devido aos serviços prestados para a segurança do Reino Unido.
Sábado, 1 de fevereiro, às 23h:
Episódio 4 – Bombas no Céu
Esta é a história da maior operação de vigilância da história britânica e como as agências de inteligência britânicas e os seus aliados contrariam a mais mortal trama de terror em território nacional. Em junho de 2006, Abdullah Ahmed Ali voltou de Islamabad, no Paquistão, para retornar à sua casa no leste de Londres. Ali não fazia ideia de que estava a ser vigiado pelo serviço de segurança britânico MI5. A descoberta no aeroporto marcou um momento crítico, pois encontraram uma coleção de baterias e um grande saco de refrigerante em pó. O MI5 lançou então a sua maior operação de vigilância, a Operação Overt, que avançou quando Ali foi visto a visitar um apartamento vazio comprado recentemente em Walthamstow. O MI5 invadiu e plantou equipamentos de vigilância no apartamento. Uma câmara gravou Ali e o seu amigo a fazer um buraco no fundo de uma garrafa de refrigerante, para permitir que esvaziassem a garrafa e substituíssem seu conteúdo por explosivos líquidos. Ao ser rastreado pelo MI5, Ali encontrou outros dos seus co-conspiradores num parque de estacionamento ao lado da Waltham Forest Town Hall, onde entregou vários vídeos de suicídio. A polícia aproximou-se imediatamente para os prender e deteve um total de 24 indivíduos suspeitos de uma série de ataques coordenados.
Sábado, 8 de fevereiro, às 22h15:
Episódio 5 – Fuga de Teerão
Esta é a história de oito cineastas enviados a Teerão para explorar locais para um filme de fantasia/ de ficção científica como retratado no premiado filme Argo. Em janeiro de 1980, dois agentes da CIA e seis funcionários da embaixada dos EUA no Irão chegaram ao aeroporto de Mehrabad, Teerão, com passaportes, documentos e scripts falsos. Esta é a história notável de como um homem usou a inspiração de Hollywood para estudar seis diplomatas assustados na arte de ‘ser outra pessoa’ e conseguiu uma vitória para a CIA, num dos momentos mais sombrios da política externa americana.
Sábado, 8 de fevereiro, às 23h:
Episódio 6 – Vizinhos Espiões
Esta é a história da maior troca de espiões entre a Rússia e os Estados Unidos desde a Guerra Fria, envolvendo Sergei Skripal, vítima do infame ataque de Salisbury Novichok em 2018. A partir dos Estados Unidos, dez russos “ilegais”, que durante mais de uma década em alguns casos, se fizeram passar por americanos e operaram sem serem detectados pelos seus vizinhos, mas não pelo FBI que os vigiava há anos. Na outra direção estão quatro espiões que foram libertados das prisões russas. Um deles era Sergei Skripal, um antigo agente duplo da CIA Gennady Vassilenko e o homem que alguns dizem estar envolvido em entregar do infame traidor, Robert Hanssen. Mas o que os russos não sabem é o quão valioso Gennady é para o Ocidente.
Sábado, 15 de fevereiro, às 22h15:
Episódio 7 – Negociador da Morte
Esta é a história de Viktor Bout, que se tornaria um dos empresários russos mais famosos – ou infames – da história. Ex-espião, tornou-se o traficante de armas mais perigoso do mundo e um homem responsável pela morte de milhões em todo o mundo. É um conto de ganância e imoralidade que levou a uma das mais audaciosas operações secretas já realizadas.
Sábado, 15 de fevereiro, às 23h:
Episódio 8 – Êxodo
Em 1968, Dani Limor foi recrutado pela Mossad. Até hoje, praticamente todas as tarefas de Limor permanecem secretas. Mas o seu sucesso fez dele um dos principais agentes de campo da Mossad. Em 1977, o Estado de Israel reconheceu oficialmente a herança de uma antiga tribo de 90.000 judeus que faleceram a fugir de Jerusalém mais de 2.500 anos antes. Agora, os herdeiros estavam a 1.800 milhas de distância em vilarejos empobrecidos no canto noroeste da Etiópia, um país controlado por uma junta militar pró-comunista e financiado pela União Soviética. Ficou claro que a Tribo Perdida não conseguiria sair da Etiópia por conta própria. Esta é a história de como a Mossad enviou agentes secretos ao território inimigo para repatriar secretamente milhares das Tribos Perdidas de Israel. É uma das missões de resgate mais ousadas da história da espionagem.