Com ajuda de terapeutas e organizadores profissionais acompanharemos a luta de quem sofre de um transtorno comportamental que põe em risco a sua saúde e bem-estar emocional.
A 4 de junho, pelas 19h10, o AMC BREAK estreia em exclusivo “Acumuladores”, uma série surpreendente que dá a conhecer o dia-a-dia de pessoas que sofrem do chamado Síndrome de Diógenes, um transtorno comportamental caracterizado por sintomas como acumulação de objetos e lixo, isolamento social, má higiene pessoal e doméstica.
Ao longo de cinco episódios, acompanharemos um terapeuta, um organizador profissional e uma equipa de limpeza, assistindo às técnicas que usam para ajudar várias famílias a livrar-se de objetos que invadiram todo o seu espaço, pondo em risco a sua saúde, relações e bem-estar emocional.
Em “Acumuladores”, para ver nas quartas-feiras de junho, pelas 19h10, veremos como funciona a mente destes “colecionadores” e assistiremos todo o processo de limpeza, bem como ao início de uma nova vida.
O acumular de montanhas de lixo ou objetos inúteis em casa a pensar na sua eventual utilidade futura pode parecer muito estranho, mas é sintoma de uma doença que afeta, com particular incidência, idosos que vivem sozinhos e em situação de miséria.
Batizada com o nome do filósofo grego do século IV a.C. Diógenes de Sinope, que vivia como um mendigo e dormia num barril, o Síndrome de Diógenes caracteriza-se pela acumulação de objetos sem valor, isolamento social, falta de pudor e de cuidados com a higiene pessoal e recusa em receber ajuda.
A sua causa ainda não é totalmente conhecida. No entanto, acredita-se que esteja relacionada a condições como fatores genéticos, trauma, demência e transtorno obsessivo compulsivo, por exemplo.
O tratamento do síndrome de Diógenes deve ser feito por uma equipa multidisciplinar, sendo baseado em sessões de psicoterapia, apoio social e familiar, e, em alguns casos, através do uso de medicação ou internamento