A guerra que opôs vendedores de gelados a traficantes
O intrigante caso dos criminosos que aterrorizaram os vendedores de gelados de Glasgow nos anos 70 e que culminou com um terrível ataque que matou um condutor e toda a sua família em 1984, é examinado no documentário de dois episódios “The Ice Cream Wars”, que o AMC CRIME estreia quinta-feira, 18 de julho, às 15h00.
Na década de 1980, as ruas escocesas foram palco para um dos conflitos civis mais curiosos do século XX: fações de traficantes de drogas entraram em confronto para deter o monopólio das carrinhas de gelados, consideradas um dos principais instrumentos logísticos na época, usadas para traficar drogas e vender produtos roubados, além dos próprios gelados.
O caso, que movimentou as autoridades de Glasgow e incluiu até mesmo vendedores de gelados inocentes, culminou num terrível assassinato em 1984, que resultou na morte de seis membros da família Doyle, incluindo um bebé de 18 meses.
Este evento chocante que chamou a atenção nacional e foi um ponto de viragem no conflito, está relacionado com os bairros sociais de Glasgow e com as lucrativas carrinhas de gelados que os serviam.
A oposição entre os traficantes e os vendedores de gelados tornou-se no centro de uma guerra criminal, que culminou na investigação e no longo julgamento de um caso que comoveu a Escócia e que levou a uma batalha de 20 anos por justiça.
O documentário “The Ice Cream Wars” é um exemplo de como a criminalidade pode infiltrar-se em aspetos aparentemente benignos da vida quotidiana, sendo frequentemente citado como exemplo dos problemas sistémicos e das falhas no sistema judicial da época.