AMC Networks International
“THE REAL THING” INVESTIGA O FENÓMENO DAS RÉPLICAS DE MONUMENTOS FAMOSOS, NO CANAL ODISSEIA A 18 DE AGOSTO
07 Agosto 2018

Sabia que há 60 torres Eiffel, uma dúzia de pirâmides de Gizé, 30 torres de Pisa e mais de 80 cópias da Casa Branca espalhadas pelo mundo?

Pode também ver um filme de 15 minutos em realidade virtual através da aplicação móvel gratuita Odisseia VR.

Sessenta torres Eiffel, uma dúzia de pirâmides de Gizé, 30 torres de Pisa e mais de 80 cópias da Casa Branca. As réplicas de monumentos famosos estão a multiplicar-se por todo o mundo. Atualmente, as pessoas podem viver no veneziano Palácio do Doge na China, rezarem numa grande cópia da Basílica de São Pedro na África Ocidental ou serem enterradas numa réplica muito menor do indiano Taj Mahal.

”The Real Thing” investiga estas e outras réplicas dos mais famosos monumentos do mundo com o objetivo de compreender porque são construídas e como são habitadas. Só no Canal Odisseia, no sábado, 18 de agosto, às 22h30.

Algures a meio caminho entre investimentos lucrativos, pirataria arquitetónica e turismo moderno, cada um desses lugares mostra claramente como o nosso planeta está a ser transformado pela globalização. Que têm estes lugares em comum? Que diferenças apresentam em relação aos originais? São algo mais do que simples cópias?

Da Europa ao Dubai ou à Costa do Marfim, este documentário mostra-nos o que está por detrás do aparecimento destas réplicas e a gente que as tornou realidade: investidores, arquitetos, guias ou cidadãos locais.

Para decifrar o propósito e o significado destes estranhos lugares, o documentário cruza as vozes de especialistas – um fotógrafo, um geógrafo, um historiador – com as dos próprios habitantes.

Filmado durante dois anos em sete países, “The Real Thing” utiliza tecnologia de ponta 4K RED para melhorar a perceção da arquitetura, oferecendo assim uma visão excecional e detalhada das réplicas.

Este documentário foi realizado pelo premiado Benoit Felici, um cineasta franco-italiano diplomado pela escola de cinema italiana ZeLIG. Conta com a participação do Canal Odisseia, entre outros canais de televisão.

Além do documentário de 54 minutos, a Artline Films e a ARTE France coproduziram com o DVGroup uma experiência de realidade virtual 360 graus realizada por Benoit Felici e Mathias Chelebourg. Este filme de 15 minutos foi integralmente rodado e produzido em 8K, combinado com digitalização 3D de alta resolução de três locais, permitindo uma experiência incrivelmente imersiva.

O filme de realidade virtual de 15 minutos pode ser visto com a aplicação móvel Odisseia VR, já disponível, de forma gratuita, para dispositivos Android ou iOS.

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

15 Novembro 2024

Odisseia estreia documentário português “Antártida: Nos Confins do Mundo”

LER NOTÍCIAS
08 Novembro 2024

Odisseia estreia série vencedora de um BAFTA: “Dinastias”

LER NOTÍCIAS
06 Novembro 2024

Odisseia estreia produção nacional “O Lado Negro do Azeite”

LER NOTÍCIAS