
A AMC Networks International anunciou hoje que vai integrar as suas unidades de negócio do Sul da Europa e América Latina numa única operação de negócio. No âmbito deste alinhamento estratégico, o atual vice-presidente executivo e diretor-Geral da AMCNI – Sul da Europa, Antonio Ruiz, e a sua equipa directiva assumem a supervisão do negócio na América Latina, ampliando assim as responsabilidades em ambas as regiões. Após um período de transição, o atual diretor-geral da AMCNI – América Latina, John Huff, deixará a empresa.
Desde abril de 2024, Antonio Ruiz tem assumido o cargo de vice – presidente executivo e director-Geral da AMC Networks International – Sul da Europa, consolidando a companhia como a maior produtora de canais temáticos pagos em Portugal e Espanha e impulsionado a oferta de streaming. Na sua equipa, expandem igualmente funções para incluir o mercado latino americano, Dani Pérez, atual vice-presidente de Programação das marcas de ficção, factual e documentários; Maurizio Vitale, Head of Marketing, Streaming, and Brand Strategy; bem como Mandi Ciriza, que manterá a função de vice-presidente sénior de Programação das marcas de lifestyle e responsável de produção em ambas as regiões.
“Esta estrutura de liderança permitir-nos-á aprofundar a colaboração entre mercados com laços culturais partilhados, tirar o máximo partido da nossa experiência conjunta e, em última análise, reforçar a nossa posição como uma organização mais sólida e coesa”, afirmou Eduardo Zulueta, Presidente da AMC Networks International. “Com a expansão das responsabilidades de Antonio Ruiz na América Latina, incorporamos um líder com ampla experiência operacional. O seu notável percurso será essencial para garantir que continuemos a impulsionar séries de prestígio internacional e produções originais locais que conectem com os públicos de ambas as regiões”.
“Quero agradecer a John a sua liderança, dedicação e importantes contribuições que deu ao negócio. John desempenhou um papel fundamental na construção da base que temos hoje e estamos agradecidos pela sua colaboração e apoio durante esta transição”, acrescentou Zulueta.
A AMCNI – Sul da Europa é uma das maiores produtoras e distribuidoras de canais temáticos e serviços de streaming nos mercados de Portugal e Espanha. O universo de marcas da companhia abrange cinema, séries, documentários, factual, lifestyle, música e entretenimento infantil, incluido as marcas AMC, Canal HISTÓRIA, Odisseia, AMC BREAK, AMC CRIME e o serviço de streaming AMC SELEKT. A companhia produz ainda em Portugal, através da DREAMIA, (empresa detida em 50% pela AMCNISE e pela operadora NOS), o Canal Hollywood, Canal Panda, Panda Kids, Biggs, Casa e Cozinha, Blast, e a plataforma de streaming Panda Plus.
A AMCNI– Latinoamérica oferece entretenimento de elevada qualidade nos mercados de língua portuguesa e espanhola na América Latina e no Caribe. O seu diversificado portfólio inclui canais como AMC, AMC Series, El Gourmet, Film&Arts e Europa Europa.