AMC Networks International

HISTÓRIA ESTREIA EM EXCLUSIVO ESPECIAL 25º ANIVERSÁRIO DA QUEDA DO MURO DE BERLIM

27 Outubro 2014

image002HISTÓRIA estreia em exclusivo Especial 25º Aniversário da Queda do Muro de Berlim, dia 8 de novembro, a partir das 21h10

A NOITE EM QUE A CORTINA FECHOU

Na manhã de 13 de abril de 1961, os cidadãos de Berlim acordaram ao som de um coro de martelos pneumáticos e tanques e descobriram que a sua capital estava a ser dividida ao meio por uma vedação de arame farpado. No silêncio da noite, uma das maiores cidades europeias foi dividida pelas fundações do que o mundo viria a conhecer como o Muro de Berlim: uma estrutura que definiria a paisagem europeia e a política mundial nos próximos 30 anos.
Na noite anterior, ninguém suspeitava de nada. Menos de 20 pessoas sabiam da “Operação Rosa”, um arrojado plano preparado com tanta perfeição que, durante a noite, 40.000 militares e civis foram mobilizados e após colocarem 45 km de arame farpado, selaram a zona ocidental de Berlim.
Os acontecimentos daquela noite fatídica foram testemunhados em primeira mão pelo jornalista da Reuter Adam Kellet-Long. Posicionado em Berlim de Leste, Long tinha assistido à escalada das tensões por toda a cidade durante o verão de ’61. Depois de ter sido informado à socapa por um contacto que tinha no regime, foi Adam que deu a notícia aos meios de comunicação ocidentais.
O testemunho de Adam Kellet-Long, juntamente com o depoimento de berlinenses comuns, contam a história da construção do Muro de Berlim, a divisão de uma cidade e o momento decisivo da Guerra Fria.

Sábado 8 novembro, 21h10

 

A QUEDA DO MURO DE BERLIM

Durante vinte e oito anos, o muro de Berlim partiu uma cidade em dois e dividiu um país com uma estrutura de 700.000 toneladas de aço, cães de ataque e armadilhas mortais. O perigo que implicava
aproximar-se do muro manteve encurralada a maioria dos cidadãos da República Democrática Alemã, enquanto outros ansiavam por cruzá-lo e inventavam formas de o fazer. Reconstruímos o muro através de tecnologia CGI e mostramos algumas das fugas mais arriscadas. Entrevistas com antigos guardas do muro, espias, políticos, fugitivos e engenheiros intercalam-se em conjunto com o material de arquivo, vídeos caseiros e filmes de propaganda para oferecer ao espectador um surpreendente relato sobre um país dividido em dois, que finalmente conseguiu derrubar o muro depois de mais de 1.300 pessoas terem morrido na tentativa de passar para o outro lado.

Sábado 8 novembro, 22h

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 Março 2024

Canal HISTÓRIA estreia “Impérios da Antiguidade”

LER NOTÍCIAS
04 Março 2024

Canal HISTÓRIA celebra Dia Internacional da Mulher

LER NOTÍCIAS
25 Fevereiro 2024

Canal HISTÓRIA recorda “As Grandes Marcas que Mudaram o Mundo”

LER NOTÍCIAS