O dia 11 de Setembro de 2001 ficou marcado pelo ataque terrorista da Al-Qaeda aos Estados Unidos da América. 15 anos depois, o canal relembra aquele que ficou conhecido como um dos maiores atentados da história mundial
O canal HISTÓRIA estreia, no dia 11 de setembro, a partir das 20h40, o ESPECIAL 11S, 15º ANIVERSÁRIO.
A 11 de setembro completam-se 15 anos do maior atentado terrorista da história. Quase 3.000 mortos e mais de 6.000 feridos compõem o balanço oficial de vítimas desse trágico dia. O
ataque mudou para sempre a vida de milhões de pessoas: o mundo parece ser outro depois do 11 de setembro.
Coincidindo com este aniversário, o canal preparou um especial de programação que analisa diversos aspetos do antes, durante e depois do ataque. Os protagonistas, o ataque, a reação da sociedade americana e o impacto nas nossas vidas de um atentado que, pela primeira e única vez na história, foi visto e narrado em direto em todo o mundo.
15 anos depois o HISTÓRIA revisita o 11 de setembro.
DESCOBERTA DE BANDEIRA NO GROUND ZERO
A bandeira dos EUA, encontrada na “Zona Zero” do 11 de setembro, foi a protagonista de uma das fotografias mais icónicas de sempre. Um bombeiro tentava içar a bandeira sobre os destroços do World Trade Center na noite de 11 de setembro de 2001. A imagem associava-a, na memória dos EUA, à também famosa foto tirada em Iwo Jima e isso ajudou o povo americano a reforçar o seu patriotismo e a determinação da sua nação. A bandeira transformou-se num símbolo de resiliência que inspirou milhões de pessoas. E também se converteu na protagonista de um enorme mistério.
Na noite de 11 de setembro de 2001, alguns momentos depois de a fotografia ter sido tirada, a bandeira desapareceu. Nunca se soube se foi perdida ou se foi roubada. A história foi contada num episódio da série do canal HISTÓRIA – “História Perdida” – e foi pedida ajuda ao povo americano para localizá-la. Em poucos dias, um indivíduo anónimo entrou no quartel de bombeiros em Everett, Washington, com uma bandeira americana. Entregou-a e foi-se embora. Os testes realizados posteriormente revelaram que existe uma probabilidade muito elevada de aquela bandeira ser realmente a da “Zona Zero”.
Domingo 11, 22h
102 MINUTOS QUE MUDARAM OS EUA, 15º ANIVERSÁRIO
O documentário galardoado com um Emmy “Os 102 minutos que mudaram a América” estreou no canal HISTÓRIA em 2011. Agora, por ocasião do 15º aniversário da tragédia, o HISTÓRIA volta a emiti-lo numa versão ampliada.
Os 18 minutos adicionais revelam-nos novas informações e permitem o desenvolvimento de algumas histórias com base em entrevistas com as personagens que participaram no documentário original. A premissa continua a ser a mesma: o uso de material exclusivo e inédito dos 102 minutos que passaram desde o primeiro ataque e o desmoronamento da segunda torre.
O material provém de fontes não tradicionais, como fotografias, vídeos e filmes de aficionados. Conta com as gravações feitas pelas equipas de emergência via rádio, mais precisamente da Polícia de Nova Iorque, dos Bombeiros e das autoridades portuárias, assim como, mensagens de voz gravadas, diários em áudio e vídeo e até mensagens eletrónicas e gravações das câmaras de vigilância, incluindo material diferente do que tinha aparecido nas televisões.
Domingo 11, 22h40
15 SETEMBROS DEPOIS
Passaram 15 anos desde o 11 de setembro. Que histórias novas vieram a público desde então? Que histórias completam o puzzle daquela jornada que nunca poderão ser esquecidas?
Tendo por base uma estrutura em três partes (O Ataque, A Resposta e O Dia Seguinte), cada qual estará ilustrada de diferentes perspetivas: SMS tornadas públicas recentemente, desde comunicações governamentais a mensagens pessoais; álbuns de fotos: uma mulher encontrou um álbum com fotografias de um casamento e durante anos tentou localizar o seu dono… até que conseguiu; objetos perdidos: além das vidas perdidas, desapareceram obras de Picasso, centenas de fotos originais de JFK e milhares de documentos oficiais; fotografias do arquivo oficial da Casa Branca, tornadas públicas este ano, que ilustram o drama, o stress e o caos absoluto depois do ataque; histórias pessoais de alguns dos mais conhecidos protagonistas da tragédia, como o empresário Howard Lutnick que acabou por partilhar os seus lucros empresariais com algumas famílias, ou como Marcy Borders, “a mulher coberta de poeira”, que acabou por morrer com cancro, ou o piloto da Força Aérea responsável pelo abate do avião desviado da United 93.
Segunda-feira 12, 00h20