Documentário especial leva-nos numa viagem à “data que viverá na infâmia”, explorando as maiores histórias e os detalhes menos conhecidos que ainda vão surpreender-nos 75 anos depois.
Relatos de especialistas, militares e até dos sobreviventes vão mostrar como esta tragédia continua a moldar os EUA ainda hoje.Um pouco antes das 8horas do dia 7 de dezembro de 1941, centenas de aviões de combate japoneses atacaram a base naval norte-americana em Pearl Harbor, perto de Honolulu no Havai. O ataque durou apenas duas horas, mas foi devastador: os japoneses destruíram cerca de 20 navios militares americanos incluindo oito navios de guerra de grandes dimensões e mais de 300 aviões.
Mais de 2000 soldados e marinheiros americanos morreram no ataque e outros 1000 ficaram feridos. 75 anos depois do trágico acontecimento, o canal HISTÓRIA assinala o aniversário do mesmo, com a estreia do documentário especial PEARL HARBOR: 75 ANOS DEPOIS, no dia 25 de dezembro, pelas 22 horas.
Este analisa os acontecimentos que tiveram lugar quando o presidente Roosevelt recebeu a notícia que Pearl Harbor tinha sido atacado. O autor Steve Gillon descobriu novas provas na
Biblioteca Franklin D. Roosevelt que revelam o verdadeiro pânico que se apoderou da Casa Branca e que deixou toda a nação consternada.
Este documentário leva-nos numa viagem à “ data que viverá na infâmia”, explorando as maiores histórias e os detalhes menos conhecidos, através de imagens de arquivo, incluindo as gravações que os japoneses fizeram do ataque e a reação dos Estados Unidos nessa data, que jamais será esquecida.
Com relatos de especialistas, militares e até dos sobreviventes o especial PEARL HARBOR: 75 ANOS DEPOIS vai mostrar como esta tragédia continua a moldar os EUA ainda hoje.