AMC Networks International
HISTÓRIA REVELA A II GUERRA MUNDIAL A CORES
19 Agosto 2014

LA II GUERRA MUNDIAL EN COLOR_brHISTÓRIA exibe em exclusivo a série II Guerra Mundial a Cores, já a partir do dia 4, pelas 22h. 

O ADENSAR DA TEMPESTADE
A 1 de setembro de 1939, tinha início a Guerra mais destruidora de sempre, com as tropas alemãs a invadirem a Polónia. Quando terminou, seis anos depois, haviam morrido mais de 70 milhões de pessoas e sido devastados continentes inteiros.

No entanto, escassos 20 anos antes, fora comunicado às multidões em júbilo na Grã-Bretanha, em França e nos EUA que haviam ganhado a guerra que poria termo a todas as guerras, e que a paz e a democracia chegariam a todo o mundo.

Quinta-feira 4, 22h.

GUERRA RELÂMPAGO
As forças armadas de Hitler levaram apenas quatro semanas a conquistar a Polónia. O adversário não só tinha menos homens e armas, como enfrentava um novo tipo de guerra – a Guerra Relâmpago ou Blitzkrieg – para a qual estava completamente despreparado.

Depois de testado na Polónia, Hitler estava ansioso por utilizar o Blitzkrieg contra os seus outros inimigos, a Grã Bretanha e a França, que lhe haviam declarado guerra pouco depois da invasão à Polónia.

Quinta-feira 4, 22:50h.

A GRÃ-BRETANHA EM APUROS
Em finais de junho de 1940, Hitler vencia na Europa Ocidental. A Alemanha nazi controlava a Dinamarca, a Noruega, a Holanda, a Bélgica e a França. Só a Grã-Bretanha continuava a enfrentá-lo, mas o Führer estava certo de que não seria por muito mais tempo.

Mas ele subestimara o inimigo. Winston Churchill era um adversário à altura, em inspiração e determinação. Além disso, a Grã-Bretanha ainda possuía uma Marinha poderosa, e alguns dos melhores caças construídos até então.

Quinta-feira 11, 22h.

HITLER ATACA A LESTE
No outono de 1940, as tropas de Hitler dominavam a Europa Ocidental. Só a Grã-Bretanha permanecia invicta, mas estava isolada, e o Führer já não a considerava um problema.
Hitler estava pronto para a sua jogada de maior risco: a Operação Barba Ruiva, o ataque ao seu arquiinimigo, a gigantesca União Soviética, no verão de 1941.

Quinta-feira 11, 22:50h.

O NASCER DO SOL VERMELHO
A 7 de dezembro de 1941, a II Guerra Mundial alterou-se radicalmente, depois de um ataque surpresa de aviões japoneses à Frota do Pacífico dos EUA em Pearl Harbor.

Um conflito cujo palco fora essencialmente a Europa passava agora à escala global, pois, dois dias depois, Hitler, sem qualquer obrigação de o fazer, também declarou guerra aos EUA.

Quinta-feira 18, 22h.

O MEDITERRÂNEO E O NORTE DE ÁFRICA
O ditador italiano Benito Mussolini sonhava reconstituir o Império Romano. O Mediterrâneo tornar-se-ia o
lago de Itália, com um grande império colonial na margem sul, incluindo o Egito e o Sudão, em mãos britânicas. Em setembro de 1940 os seus exércitos avançaram sobre o Egito, criando um novo palco nesta II Guerra Mundial.

A desvantagem numérica dos Britânicos era superior a 10 para 1, e a vitória de Mussolini deveria ter sido facílima. Mas eles tinham outros planos, e os Italianos depressa se viram recuar centenas de quilómetros. Hitler teve de enviar um dos seus melhores generais, Erwin Rommel, e um Afrika Korps alemão para salvar o seu aliado. E assim teve início uma campanha que se arrastou pelo deserto durante mais de dois anos, e só terminou quando as poderosas forças britânicas e americanas esmagaram Alemães e Italianos na Tunísia.

Quinta-feira 18, 22:50h.

MUDANÇA DE MARÉ
Ao estalar a II Guerra Mundial, deu-se uma corrida ao desenvolvimento de novas armas e meios bélicos. Tanto Aliados como Alemães procuravam algo que lhes desse uma vantagem clara e um fim rápido para a guerra.

Na Grã-Bretanha e nos EUA, havia um interesse crescente nos chamados bombardeamentos estratégicos – a destruição da capacidade de ataque do inimigo, através da aniquilação das suas infraestruturas e do moral dos civis. Mas esta estratégia teria um impacto terrível na vida das populações e, anos depois, geraria uma controvérsia que ainda hoje se mantém.

Quinta-feira 25, 22h.

O CILINDRO SOVIÉTICO
Em meados de 1943, Hitler andava fugido. Estava aí a realidade da guerra com duas frentes temida pelos seus generais. A oeste, um assalto dos Aliados a Itália ameaçava o flanco meridional. A leste, os soldados alemães, exaustos, lutavam desesperadamente contra as vastas reservas da imensa máquina militar soviética.

O Exército Vermelho deu seguimento à sua esmagadora vitória em Kursk com uma série de ofensivas que, em finais de 1943, já retirara os Alemães da maior parte da histórica Rússia.

Quinta-feira 25, 22:50h.

 

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

14 Novembro 2024

Canal HISTÓRIA reúne figuras públicas em campanha para assinalar 25 aniversário

LER NOTÍCIAS
30 Outubro 2024

Canal HISTÓRIA exibe novos episódios de “O Inexlicável” com William Shatner

LER NOTÍCIAS
03 Outubro 2024

Canal HISTÓRIA estreia série documental “Ramsés o grande”

LER NOTÍCIAS