Canal HISTÓRIA

Canal HISTÓRIA estreia em exclusivo ‘A Engenharia de Hitler’

31 Julho 2023
Canal HISTÓRIA estreia em exclusivo A Engenharia de Hitler

Recorrendo a importantes jornalistas, historiadores e estudiosos e aliando Ciência, Engenharia e História, a série documental “A Engenharia de Hitler”, que o Canal HISTÓRIA estreia em exclusivo dia 14 de agosto, às 22h15 e 23h00, investiga, entre outros, o contributo do criador do carocha da Volkswagen, Ferdinand Porsche, o célebre arquiteto Albert Speer e o pioneiro aeroespacial Wernher von Braun, para a construção da máquina de guerra nazi.

Examinando a vida e a carreira dos mais destacados criadores, projetistas, arquitetos e empreiteiros do Führer, “A Engenharia de Hitler”, série documental de seis episódios que o Canal HISTÓRIA exibe em sessão dupla às segundas-feiras, pelas 22h15 e 23h00, expõe a verdade, revelando o papel ativo que essas figuras tiveram, moldando a guerra, alimentando o antissemitismo e persuadindo os alemães comuns a juntar-se à sua causa sinistra.

No episódio de estreia, segunda-feira dia 14, às 22h15, o Canal de História examina o contributo de “Albert Speer”, enquanto arquiteto preferido de Hitler e ministro do Armamento. Como terá convencido os juízes de Nuremberga a atribuírem-lhe uma simples pena de prisão, enquanto muitos dos seus contemporâneos foram condenados à morte?

Às 23h00, o Canal História examina o papel de “Wernher von Braun”, homem determinante para a missão ‘Apollo 11’ da NASA, que colocou um homem na lua, algo tornado possível devido ao seu trabalho pioneiro no ramo dos foguetões. Mas o seu passado foi mantido em segredo, já que este ‘herói americano’ aperfeiçoara a sua arte ao comando do programa de foguetões nazi na origem das mortíferas ‘Armas de Vingança’ e tirou a vida a milhares de pessoas.

No dia 21, pelas 22h15, ficamos a conhecer “Werner Heisenberg”, um dos cientistas mais controversos do III Reich, figura chave nos esforços nazis para a construção da bomba atómica, alvo de uma tentativa de assassinato, foi um homem cujos motivos continuam por esclarecer. Os EUA podem ter vencido a corrida à bomba, mas terá sido por pouco? E terá Heisenberg tentado ajudar ou dificultar os esforços dos Nazis?

“Hans Kammler” deixou impressões digitais um pouco por todos os mais prestigiados e mortíferos projetos de engenharia do III Reich, não como seu arquiteto ou inventor, mas enquanto seu diretor. Neste episódio, exibido pelas 23h00 revelamos como enquanto chefe do Gabinete de Construção Civil das SS, Kammler foi o mentor que deu vida aos planos no papel, dos campos de concentração aos foguetões, habilitando a Alemanha nazi aos crimes mais infames.

No dia 28 de agosto, às 22h15, ficamos a conhecer “Ferdinand Porsche”, o cérebro que concebeu um dos automóveis mais icónicos de sempre, mas tal nunca teria acontecido sem o patrocínio de Hitler. O Führer tinha em Porsche um criador de talento, capaz de levar a Alemanha mais além nas pistas, ajudando a angariar o apoio das massas. Porsche via em Hitler uma oportunidade para alcançar o êxito que tanto almejava – mas o preço seria demasiado elevado.

No último episódio desta série, o Canal História dá a conhecer às 23h00 “Fritz Todt”, o principal engenheiro de Hitler, e seu ministro do Armamento. Era o homem que o Führer encarregava dos mais exigentes projetos de engenharia, incluindo a rede de autoestradas, as defesas da Linha Siegfried e a Muralha do Atlântico. Porém, em fevereiro de 1942, Todt morreu em circunstâncias suspeitas, após um acalorado encontro com Hitler. O que lhe aconteceu ao certo, e qual a importância da sua perda para as esperanças de vitória dos Nazis?

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 Março 2024

Canal HISTÓRIA estreia “Impérios da Antiguidade”

LER NOTÍCIAS
04 Março 2024

Canal HISTÓRIA celebra Dia Internacional da Mulher

LER NOTÍCIAS
25 Fevereiro 2024

Canal HISTÓRIA recorda “As Grandes Marcas que Mudaram o Mundo”

LER NOTÍCIAS