Canal HISTÓRIA

Canal HISTÓRIA recorda os episódios mais significativos da era moderna

02 Março 2023
Canal HISTÓRIA estreia em exclusivo A Guerra Mundial: 1914 – 1945

Com a guerra na Ucrânia, o maior conflito na Europa desde 1945, o mundo regressou a um patamar de tensões de elevado risco. É neste contexto desafiante, que o Canal HISTÓRIA estreia em exclusivo “A Guerra Mundial: 1914 – 1945”, uma série dramática original que explora os dois conflitos mundiais como um único: uma narrativa contínua de erros, ambição, revolução e coragem, para ver entre 6 e 27 de março, às 22h15.

“Guerra Mundial: 1914 – 1945” permite compreender os episódios históricos mais violentos e significativos da era moderna ao longo de oito episódios, exibidos todas as segundas-feiras de março em sessão dupla, às 22h15 e 23h05.

Analisando as causas e efeitos destes conflitos por novos ângulos e tirando partido da retrospetiva para reconstituir a forma como o mundo se manteve em guerra durante grande parte do século XX, o espectador é convidado a reflectir sobre as consequências profundas que se verificaram no mundo.

No primeiro episódio, exibido dia 6 de março, às 22h15, “O Inverno do Mundo (1914)”, o Canal HISTÓRIA recorda como um assassinato em Sarajevo e o fortalecimento de alianças na Europa, lançaram as bases para uma guerra que foi decidida por um pequeno punhado de homens.

No segundo episódio, exibido logo a seguir, às 23h05, “O Fim da Estrada (1914-18)”, é enquadrado o desencadear da I Guerra Mundial e como, numa tentativa de estabelecer a paz, legisladores e líderes criaram o cenário para a Segunda Grande Guerra.

 

SINOSPES EPISÓDICAS

 

O Inverno do Mundo (1914) – Segunda-feira, 6 de março, às 22h15

Os impérios dos Hohenzollern, dos Habsburgos, dos Otomanos e dos Romanovs dominavam a Europa. Três deles tinham séculos; o dos Habsburgos, apenas 50 anos. Por isso, quando o nacionalismo eslavo começou a crescer, os Habsburgos empenharam-se em erradicá-lo. Tudo corre tremendamente mal quando, numa missão diplomática a Sarajevo, o arquiduque Francisco Fernando, da Casa de Habsburgo, foi assassinado pelo nacionalista eslavo Gavrilo Princip. Não bastava a morte de um nobre europeu para dar início a uma guerra mundial, mas a Europa fortalecia alianças e lançava as bases para o que aí vinha. A coligação entre a França e a Rússia, com o envolvimento britânico, ficaria conhecida como Tríplice Entente. O seu contraponto era a Tríplice Aliança, que unia a Alemanha à Áustria e à Itália. E embora o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Sir Edward Grey, tenha dito a Winston Churchill que fariam um ultimato à Alemanha para impedir a invasão da Bélgica, até ele reconhecia que a guerra era inevitável. E assim a Europa entrava em guerra, sendo o destino do mundo decidido por um pequeno punhado de homens.

O Fim da Estrada (1914-18) – Segunda-feira, 6 de março, às 23h05

Estala a I Guerra Mundial, que traz consigo a guerra de trincheiras, o gás tóxico, artilharia de fogo rápido, metralhadoras, blindados e aviões. Se os soldados tinham de suportar os combates e condições extremas, os civis lidavam com escassez de alimentos e bombardeamentos às suas vilas e cidades. Da Batalha de Verdun à do Somme, perderam-se homens de ambas as partes, e os impérios que de início dominavam começaram a falhar, com a Alemanha e a Inglaterra a reivindicar a superioridade das respetivas alianças. Surge a insídia da limpeza étnica, com o Genocídio Arménio, sob a observação atenta de um jovem Adolfo Hitler. A Rússia adere à revolução, com a queda dos Romanovs e de outros impérios, ao aproximar-se o amargo fim do conflito mundial. Ao vencedor os despojos, pelo que o Tratado de Versalhes serviu para beneficiar a Tríplice Entente com enormes compensações exigidas à Alemanha. Assim, numa tentativa de estabelecer a paz, legisladores e líderes criavam o cenário para a II Guerra Mundial.

Ganância a Mais (1919-29) – Segunda-feira, 13 de março, às 22h15

Depois de Versalhes, os ‘14 Pontos’ do presidente dos EUA Woodrow Wilson dão lugar à fundação da Liga das Nações… sem o país do seu criador como membro. O Império Habsburgo divide-se em vários países com governos próprios e compensações impostas à entrada. O Japão abandona o Tratado de Versalhes com um amargo de boca, quando vê rejeitada a sua cláusula de igualdade racial, e a Itália faz o mesmo, descontente com o resultado. Políticos e líderes militares insatisfeitos observam, e as sementes da II Guerra Mundial são plantadas muitos anos antes. À boleia da revolução, Estaline surge como líder dos Bolcheviques, e, em Munique, o Partido dos Trabalhadores Alemães assume uma nova designação: Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, ou ‘Partido Nazi’, como ficaria conhecido. A sua atração principal é um tal de Adolfo Hitler.

Seremos Vencedores (1929-35) – Segunda-feira, 13 de março, às 23h05

A Era do Jazz fora de hedonismo para alguns; para outros, um mero à parte, pois a guerra continuava, na sua mente e no seu coração. A Depressão controlava o mundo e, embora a maior parte dos países passasse dificuldades, outros aproveitavam para continuar a disputar territórios. O Incidente de Mukden viu o Japão invadir a China e ocupar a Manchúria, e muitos historiadores consideram-no o verdadeiro início da II Guerra Mundial. Mas teria a I terminado? Na Alemanha, um ambicioso Hitler busca a Chancelaria e começa a definir o rumo da História. Na Alemanha e na Rússia, já se queimavam livros. Estaline começava a deixar o seu legado, com o ‘Holodomor’, na Ucrânia, e inúmeros outros atos de morte e destruição. Enquanto o presidente americano Franklin Delano Roosevelt tentava reerguer o país da Depressão, o mundo estava à beira de mais uma guerra mundial.

Só à Força (1935-39) – Segunda-feira, 20 de março, às 22h15

A invasão de Hitler à Renânia foi um risco com bons dividendos, sem que ninguém controlasse o seu avanço para ocidente. Em Espanha, tinha início a Guerra Civil, alimentada pela Alemanha, pela Itália e pela Rússia. No seu âmago, uma batalha ideológica: Fascismo vs. Comunismo, espelhando a guerra entre o Nazismo alemão e o Comunismo russo. Tal como no caso da Renânia, os Britânicos nada fizeram, com as fações europeias a formar-se e a realinhar-se. A 7 de julho de 1937, dá-se um tiroteio na Ponte de Marco Polo, perto de Pequim. Tratou-se de um teatro para o Japão justificar a invasão à China em grande escala. Enquanto Chamberlain promovia a ‘conciliação’ com Hitler, este usava o Pangermanismo como justificação para invadir a Checoslováquia e, posteriormente, a Áustria. Quando os líderes europeus se reuniam numa tentativa artificial de manter a ‘paz’, para muitos, a ‘Kristallnacht’ assinalava os muitos horrores que aí vinham.

É Impossível Perdermos (1939-41) – Segunda-feira, 20 de março, às 23h05

As alianças eram cruciais. Após uma desconsideração em Munique, os Soviéticos estabelecem um conveniente pacto com os Alemães, numa altura em que o mundo se precipita para novo conflito mundial. Com a invasão da Polónia, desaparecia a farsa da paz, e França e Grã-Bretanha declaravam guerra à Alemanha. Com perdas iniciais nas Ardenas e em Dunquerque, a Itália junta-se ao Eixo e declara guerra ao inimigo, pensando que não durasse muito – e assim parecia. Com a queda de França em 1940, a vitória do Eixo afigurava-se inevitável. Mas Churchill previu tudo… ‘A Batalha de França está perdida,’ disse. ‘Presumo que se lhe siga a Batalha de Inglaterra.’ E assim, a guerra elevou-se aos céus, opondo RAF e Luftwaffe. Com batalhas intercalares na Arménia e na Grécia, a guerra de Hitler a leste foi sendo adiada. Porém, quando se desenrolou, foi épica – a Operação Barbarossa. Seria uma guerra aniquiladora, mas o Exército alemão não se apresentara perante os Soviéticos com o seu aparente número infinito de homens, e Estaline tencionava combater até ao último soldado. Contudo, num país com a vastidão da URSS, a sede de vitória precisava de um grão de realidade…

A Caminho do Domínio Mundial (1941-44) – Segunda-feira, 27 de março, às 22h15

Com os Alemães presos no gélido inverno soviético, o desfecho da Operação Barbarossa não foi o esperado. Estaline ouvia os seus generais, que apostavam na bravura dos seus homens; mesmo já no chão, não se rendiam. Hitler, enquanto erradicava sistematicamente judeus europeus em campos de concentração por todo o leste, teve de lidar com o resgate dos seus aliados italianos no Norte de África. Embora Rommel tivesse feito os possíveis para controlar a situação, a vitória acabaria por pertencer aos Aliados. Com o mundo distraído, o Japão atacou Pearl Harbor e o Sudeste Asiático. Numa guerra relâmpago nos céus e em terra, o Império nipónico alargou-se de forma exponencial, em busca de território e recursos, e na tentativa de criar uma ‘Ásia para Asiáticos’. Porém, o impacto da aparatosa entrada do Japão na II Guerra Mundial foi obrigar os isolacionistas americanos a aderirem à guerra a sério. Embora o programa ‘Lend-Lease’ aprovisionasse os Aliados com munições e recursos, a entrada dos Americanos no conflito foi um ponto de viragem no rumo da guerra.

Esperança numa Paz Duradoura (1944-49) – Segunda-feira, 27 de março, às 23h05

A guerra na Europa aproximava-se de um amargo fim, com as tropas soviéticas e americanas a cercar o Exército alemão em retirada, mas já sem Hitler vivo para assistir à rendição do seu país e ideais. O Pangermanismo e o seu desejo de ‘Lebensraum’ custara caro à Alemanha, e o seu legado genocida ficaria para a História. No Pacífico, a vaga americana de homens e equipamento continuava, mas os Japoneses não se rendiam; só as devastadoras bombas nucleares de Hiroxima e Nagasaki os obrigariam a fazê-lo. No fim da guerra, tivemos o mesmo redesenhar de fronteiras, e o mesmo realinhar de países, raças e culturas dos anos que se seguiram à I Guerra Mundial. Se o período de 1914-45 foi um conflito alargado, como poderia o seu rescaldo criar uma paz duradoura?

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 Março 2024

Canal HISTÓRIA estreia “Impérios da Antiguidade”

LER NOTÍCIAS
04 Março 2024

Canal HISTÓRIA celebra Dia Internacional da Mulher

LER NOTÍCIAS
25 Fevereiro 2024

Canal HISTÓRIA recorda “As Grandes Marcas que Mudaram o Mundo”

LER NOTÍCIAS