Canal HISTÓRIA

CANAL HISTÓRIA DEDICA MAIS DE DEZ HORAS DE EMISSÃO À II GUERRA MUNDIAL

22 Agosto 2022

No dia 5 de setembro o Canal História estreia uma programação especial exclusiva composta por séries e documentários, em mais de 10 horas de emissão, que ajudam o espectador a ter uma visão 360º sobre a II Guerra Mundial.

Passaram mais de 80 anos desde o maior conflito militar da história, o “Especial II Guerra Mundial” que o Canal História exibe todas as segundas-feiras, às 22h15 e 23h05, entre 5 e 19 de setembro, analisa estratégias, diferentes pontos de vista e a vida quotidiana daqueles que, fora do conflito, tiveram de continuar a viver. Cada um dos programas narra, com testemunhos pungentes, a dura realidade que rodeava os militares, as pessoas comuns, e os estratagemas que tinham de seguir para sobreviverem aos anos mais difíceis das suas vidas.

“As SS ao descoberto”, documentário de seis episódios que assinala o arranque deste especial segunda-feira 5 de setembro às 22h15, espelha como os cidadãos foram deixados ao sabor de uma ideologia maligna e transformados em assassinos e abusadores em massa. Segue-se no segunda-feira 12 de setembro às 23h55 a série de dois episódios “Os filmes perdidos da Alemanha nazi” que mergulha nas coleções privadas e filmes caseiros privados para revelar como os alemães comuns, tanto covis, como militares, registaram o nascimento de um império que pensaram que iria durar um milénio.

A série “O avião do Dia D” encerra este especial no segunda-feira 19 de setembro às 23h55 recuperando ao longo de dois episódios a inacreditável história de ícone americano, a sua reconstrução e a sua viagem incrível de regresso aos céus. No segunda-feira 26 de setembro às 22h15 segue-se a estreia da série “O Japão na Segunda Guerra Mundial”, que explora a posição do país no conflito e a vida da população durante os anos de devastação total. O documentário “E se Hitler tivesse ganhado a guerra?” encerra este especial no segunda-feira 26 de setembro às 23h55 revelando como uma vitória nazi pode ser considerada um aviso histórico e um remédio contra a desilusão com a democracia.

CANAL HISTÓRIA


“Especial II Guerra Mundial” todas as segundas-feiras às 22h15, entre 5 e 26 de setembro

As SS ao descoberto: As SS eram o instrumento de controlo e repressão do Terceiro Reich, sendo responsáveis pelos Serviços Secretos e pela Polícia. Entre as atrocidades cometidas pelas SS encontram-se a perseguição aos opositores do regime, os violentos crimes de guerra e o próprio Holocausto. Milhões de pessoas foram vítimas das Schutzstaffel. Muitos dos perpetradores viveram toda a vida sem remorsos pelo que fizeram. Este documentário de seis episódios pinta uma imagem extremamente detalhada das SS. Como pôde um grupo tão pequeno de arruaceiros crescer ao ponto de se tornar um dos órgãos mais temidos do Estado nazi? Com a ajuda de especialistas internacionais e raras imagens de arquivo, a série investiga a mitologia das SS. Entrevistas com vítimas das SS e com perpetradores sem remorsos ajudam-nos a aproximar-nos mais da psique dos membros das SS. Uma tentativa para compreender o incompreensível.

O Japão na Segunda Guerra Mundial: A série acrescenta uma dimensão ao nosso conhecimento da Segunda Guerra Mundial na região Ásia-Pacífico. A série apresenta a perspetiva japonesa: Por que razão o Japão lutou? Qual era a estratégia dos Japoneses? Qual era o objetivo japonês? Como era viver no Japão durante os anos da vitória… e nos anos de devastação total? Usando a cronologia da experiência de guerra nipónica como estrutura para a série, ‘O Japão na Segunda Guerra Mundial’ conjuga imagens de arquivo, quer de fotografias quer de filmes, relatos pessoais, entrevistas com especialistas, imagens contemporâneas e gráficos e animação para dar uma nova perspetiva sobre a forma como o Japão conseguiu estabelecer-se rapidamente como um dos maiores impérios que o mundo já viu. E descobriremos porque se seguiu uma devastação total e o que significava ser japonês durante esses tempos atribulados. Esta não é uma história de guerra, mas uma história sobre a guerra…

E se Hitler Tivesse Ganhado a Guerra?: Como seria o mundo se os nazis tivessem ganho? Este documentário aborda um ‘clássico’ na história escrita contrafactual: uma vitória nazi na Segunda Guerra Mundial. Além disso, o programa explora a questão como a História teria evoluído se Hitler tivesse morrido mais cedo. As conclusões principais são: Uma vitória alemã na Segunda Guerra Mundial era tão improvável como um regime nazi a longo prazo na Europa ou no mundo inteiro. E vice-versa, a morte mais precoce de Hitler não teria provavelmente invertido toda a História. Mas o documentário demonstra de forma impressionante que a História não está predeterminada, mas sim que se trata de um processo sempre em aberto. A questão de uma vitória nazi pode ser considerada um aviso histórico, e serve como um remédio contra a desilusão com a democracia.

Os filmes perdidos da Alemanha nazi: Esta série em dois episódios mergulha nas coleções privadas ou filmes caseiros privados para revelar como os alemães comuns, tanto covis, como militares, registaram o nascimento de um império que pensaram que iria durar um milénio. Milhares de sótãos alemães tornaram-se depósitos de inúmeras horas de filmes caseiros privados, que lá ficaram durante décadas a ganhar pó. Escondida nestas bobinas de filme está uma história diferente do Terceiro Reich de Hitler… Uma janela privada para a vida da Alemanha nazi, em casa, durante o tempo de paz, mas também, e ainda mais surpreendentemente, das linhas da frente das batalhas de Hitler. Uma perspetiva cândida de como era realmente a vida de quem viveu sob a alçada e no tempo de Hitler.

O avião do Dia D: Em 1944, um avião C-47 cheio de paraquedistas, batizado com o nome de ‘That’s All, Brother’, partiu de Inglaterra às primeiras horas do dia 6 de junho. A sua missão era lançar tropas aliadas sobre a Normandia, para abrir caminho para dezenas de milhar de soldados que aguardavam ao largo da costa. Apesar de ter sobrevivido a mais algumas dezenas de missões, ‘That’s All, Brother’ desapareceu no pós-guerra. O C-47 que liderou a armada foi destruído na Europa, desmontado para peças ou desmantelado e fundido. Mas uma descoberta fortuita em 2015 levou a uma disputa fervorosa para salvar a aeronave do ferro-velho onde se encontrava há décadas. Esta série recupera a história inacreditável de um ícone americano, a sua reconstrução e a sua viagem incrível de regresso aos céus. Com acesso privilegiado e único à aeronave, revelamos a história nunca contada do avião que liderou a principal invasão aérea do Dia D, os heróis que voaram nele e o seu resgate.

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 Março 2024

Canal HISTÓRIA estreia “Impérios da Antiguidade”

LER NOTÍCIAS
04 Março 2024

Canal HISTÓRIA celebra Dia Internacional da Mulher

LER NOTÍCIAS
25 Fevereiro 2024

Canal HISTÓRIA recorda “As Grandes Marcas que Mudaram o Mundo”

LER NOTÍCIAS