O papel das mulheres na ascensão da Alemanha nazi
“As Serviçais de Hitler”, série documental que o Canal História estreia segunda-feira, 5 de agosto, às 22h15 em sessão dupla, explora o papel frequentemente subestimado das mulheres na Alemanha Nazi e como algumas delas apoiaram ativamente Adolf Hitler, assumindo papéis de grande relevância no regime.
Ao longo de quatro episódios de sessenta minutos, exibidos nas segundas-feiras de 5, 12 e 19 de agosto, a série destaca as histórias de várias mulheres que desempenharam funções significativas no Terceiro Reich, seja como propagandistas, oficiais das SS, médicas ou mesmo esposas de líderes nazis.
Seguindo uma ótica contemporânea, o papel das mulheres nazis ultrapassa a conceção de que seriam observadoras passivas e alheadas, revelando-as em cada episódio como participantes ativas em todos os aspetos da sociedade alemã.
Seja enquanto facilitadoras administrativas ou responsáveis na linha da frente, esta análise moderna do III Reich reflete um partido genocida que não teria chegado ao poder sem o apoio de mulheres ricas e influentes, nem poderia ter levado a cabo as atrocidades que levou sem cúmplices tão solícitas.