Canal HISTÓRIA

Canal HISTÓRIA estreia em exclusivo ‘Coliseu’, uma ambiciosa superprodução internacional

13 Outubro 2022
  • A nova série documental narra o épico relato da ascensão e queda do Império Romano, através de um dos seus edifícios mais emblemáticos e das experiências dos homens e mulheres que lutaram na arena.
  • ‘Coliseu’, uma série composta por oito episódios, revela o impacto que teve ao longo da história e os desafios arquitectónicos desta construção.
  • Através de uma combinação de recriações ficcionadas e o testemunho de reconhecidos historiadores, esta produção oferece uma perspectiva única de um período fundamental da História.

Durante séculos, Roma foi uma das civilizações de referência no mundo antigo, símbolo de esplendor e prosperidade. No seu apogeu, chegou a controlar um vasto território, desde o oeste do Oceano Atlântico até ao Mar Cáspio a este, e desde o deserto do Saara, a sul, até às margens do Reno e do Danúbio. Numerosas heranças desta cultura perduraram até aos nossos dias: o direito, o calendário, uma infinidade de monumentos e calçadas… mas, sem dúvida, o maior legado que se mantém na actualidade e que representa a grandeza de Roma é o Coliseu.

Graças a esta superprodução de oito episódios, com estreia a 17 de outubro, pelas 22h15, o Canal HISTÓRIA explora o emocionante relato da ascensão e queda do Império Romano, através de um dos seus edifícios mais emblemáticos e a partir das experiências dos homens e mulheres que lutaram na sua arena. Desde os estratos sociais mais baixos, como as disputas dos gladiadores, até aos imperadores de Roma que utilizaram o anfiteatro como símbolo do seu poder absoluto.

Além disso, esta série documental revela os desafios arquitectónicos do Coliseu e o impacto desta construção ao longo da história. A produção faz um percurso cronológico durante vários séculos, desde a prodigiosa construção do edificio, que tinha capacidade para 50 mil espectadores, até à sua posterior decadência. Mediante uma combinação de recriações ficcionadas e o testemunho de reconhecidos especialistas e historiadores, ‘Coliseu’ oferece uma perspectiva única de um período fundamental da história.

Historiadores como Jerry Toner, Barry Strauss e Alexander Mariotti, arqueólogos como Darius Arya e Jeannette Plummer e professores como T. Corey Brennan e Alison Futrell são alguns dos nomes que participaram nesta série documental.

Além disso, foram várias as instituições que colaboraram nesta produção, como o Museo Arqueológico de Nápoles, a Câmara Municipal de Roma, o Parque Arqueológico do Coliseu, o Parque Arqueológico dos Campos Flégreos, o Ministério Italiano do Património Cultural, a Direção Regional de Museus em Campania, o Ministério de Cooperação e Assuntos Externos de Marrocos, o Sindicato de Realizadores dos Estados Unidos e Driss Alaoui.

Para narrar a história deste monumento, a série centra-se em figuras chave desta época, todas elas baseadas em pessoas reais. Os gladiadores Prisco e Vero, cujo combate foi documentado pelo poeta Marcial, sendo esta a primeira disputa em que o imperador entregou a ambos um rudius, ou espada de madeira, proclamando-os vencedores e livres para sempre; Haterio, construtor que, sob ameaça de morte do imperador Domiciano, foi encarregado de construir o subsolo do Coliseu: o hipogeo; Carpóforo, o reconhecido venator ou mestre de bestas mais famoso do Império; Mevia, a primeira cidadã livre de Roma que decide mudar a sua posição para lutar na arena como gladiadora; Ignacio de Antioquía, considerado um dos ‘pais da Igreja’ e condenado à morte no Coliseu por professar o cristianismo nos tempos do imperador Trajano; Galeno de Pérgamo, um dos médicos mais reputados do mundo antigo, entre os seus pacientes destacam-se imperadores como Marco Aurelio, o Septimio Severo; e Cómodo, o último imperador da dinastia Antonina e primeiro ‘César’ que combateu na arena do Coliseu.

Episódio 1 – OS GLADIADORES (17 de outubro, às 22h15)

Ano 80 d.C. O imperador Tito celebra a inauguração do Coliseu com 100 dias de jogos espectaculares, que incluem um dos combates de gladiadores mais famosos de Roma. Depois de estabelecer uma estreita relação, dois gladiadores – o bárbaro Prisco e o campeão de Roma, Vero- devem lutar até à morte perante mais de 50 mil espectadores. Esta história chegou até nós  através do poeta romano Marcial.

Episódio 2 – O CONSTRUTOR (17 de outubro, às 22h55)

O mestre de obras Haterio constrói o Coliseu a partir das cinzas da Domus Aurea de Nerón. No entanto, o seu trabalho está longe de terminar. O novo imperador Domiciano encarrega-o de acrescentar uma complexa rede de túneis subterrâneos: o hipogeo. Haterio terá que fazer equilíbrios para satisfazer as insaciáveis exigências do todo poderoso imperador, com fortes pressões para finalizar a maravilha arquitectónica a tempo para os jogos de Domiciano. O fracasso poderia custar-lhe a vida.

Episódio 3 – O DOMADOR DE FERAS (24 de outubro, às 22h15)

À medida que o Império Romano continua a expandir-se, o mesmo acontece com a diversidade de bestas exóticas que chegam ao anfiteatro para entreter as multidões. Mais de um milhão de animais são sacrificados na arena por mestres de bestas muito bem treinados. Nenhum mais famoso do que Carpóforo. Mas quando tem de enfrentar o desafio de lutar contra 20 criaturas selvagens, poderá Carpóforo sobreviver?

Episódio 4 – A GLADIADORA (31 de outubro, às 22h15)

Quando o poderoso imperador Trajano organiza os seus grandes jogos do ano 107 d.C., o público assiste a uma representação pouco comum: gladiadoras. As combatentes normalmente são prisioneras de guerra, mas num jogo uma mulher romana chamada Mevia faz história. Decide mudar a sua condição de cidadã livre de Roma para lutar na arena como gladiadora, uma eleição controversa e surpreendente que ganha a inimizade do historiador e poeta satírico romano Juvenal. A sua decisão ilustra os desafios da vida plebeia das mulheres na antiga Roma.

Episódio 5 – O MÁRTIR (7 de novembro, às 22h15)

A execução pública de criminosos é um espectáculo frequente no Coliseu, mas durante os 123 dias de jogos de Trajano no ano 107 d.C., uma das vítimas não é um prisioneiro comum. O bispo Ignacio de Antioquía forma parte de uma crescente religião clandestina que ameaça as tradições romanas: o cristianismo. A execução de tão alta hierarquia eclesiástica difundirá a palavra de Cristo mais além do que Trajano poderia ter previsto?

Episódio 6 – O CIENTÍFICO (14 de novembro, às 22h15)

Galeno de Pérgamo, um dos médicos e cientistas mais famosos do mundo antigo, torna-se médico dos gladiadores.  No entanto, precisamente quando o Império de Roma atinge o pico do seu poder e influência sob o imperador Marco Aurélio, uma devastadora praga arrasa a cidade e Galeno chama a atenção do imperador. Agora é de ele que depende defender Roma da enfermidade e manter vivo o imperador. Este episódio marca um ponto de inflexão, já que os ataques dos bárbaros ao longo das fronteiras do norte de Roma se intensificam, começando o largo período de decadência de Roma. 

Episódio 7 – CÓMODO (21 de novembro, às 22h15)

Todos os imperadores deram grande valor aos espectáculos e aos jogos, mas apenas um abandona o palco imperial e pisa a arena: Cómodo. Longe do seu pai, o grande imperador Marco Aurélio, Cómodo não demora a criar inimigos, especialmente num órgão de élite, o Senado. Enquanto o império se desmorona e a popularidade de Cómodo cai, produz-se um jogo mortal, de gato e de rato, centrado no anfiteatro de Roma.

Episódio 8 – O PAGÃO (28 de novembro, às 22h15)

No século IV d.C., um Império Romano dividido vè-se destruído por devastadores terramotos, incêndios, invasões bárbaras e profundas diferenças religiosas. À medida que Roma decai, o Coliseu, que fora um orgulhoso símbolo da glória do Império, fica vazio. Para restaurar Roma, um devoto apreciador dos antigos deuses recorre à arena.

Organizar jogos esplêndidos e dispendiosos reverterá o declínio de Roma?

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 Março 2024

Canal HISTÓRIA estreia “Impérios da Antiguidade”

LER NOTÍCIAS
04 Março 2024

Canal HISTÓRIA celebra Dia Internacional da Mulher

LER NOTÍCIAS
25 Fevereiro 2024

Canal HISTÓRIA recorda “As Grandes Marcas que Mudaram o Mundo”

LER NOTÍCIAS