Canal HISTÓRIA

Canal HISTÓRIA estreia minissérie ‘Megaestruturas Romanas’

11 Fevereiro 2022

A 21 de fevereiro, pelas 22h15, o Canal HISTÓRIA estreia em exclusivo ‘Megaestruturas Romanas’, uma minissérie composta por três episódios surpreendentes que revelam as maiores obras de engenharia do Império Romano presentes em Lyon, Arles e Paris, três cidades que ainda albergam vestígios desta industriosa civilização.

Com a utilização de CGI, imagens de arquivo, fotografias aéreas e testemunhos de especialistas, revelaremos os segredos destas maravilhas da engenharia romana e mostraremos o legado de um dos impérios mais poderosos da História.

No ano de 50 a.C., Júlio César reinava na Gália, depois de uma conquista que não foi simplesmente militar ou política. Roma queria difundir a sua grandeza, levando a civilização aos bárbaros derrotados que formavam parte do Império. O novo território de Roma transformou-se, através de enormes projetos de construção que incluíam aquedutos, calçadas, termas, anfiteatros e estádios que ficaremos a conhecer melhor durante este especial.

Lyon, Arles e Paris são algumas das cidades que acolhem o legado de um dos impérios mais poderosos da História

Atualmente, Lyon é a terceira maior cidade de França, mas em tempos ancestrais, foi a maior. Nessa altura, a capital dos Gauleses chamava-se Lugduno e destacava-se por marcos eternos: Santuário dos três Gauleses, Teatro Antigo de Fourvière, Odeon, Santuário de Cybèle e Aqueduto que conheceremos neste especial.

O Anfiteatro, o Fórum, o Circo, o Teatro, o Estaleiro, o Muro, as Termas (banhos) de Constantino e os dois Arcos do Triunfo são algumas das estruturas presentes em Arles, uma das cidades que ficou do lado de Roma, tirando proveito da generosidade dos imperadores romanos, desde Júlio César a Constantino, o Grande. 

Com os seus 2.185 monumentos, Paris é atualmente a cidade capital mais turística do mundo. Ao longo do rio Sena e em cada bairro, é possível testemunhar a sua tremenda riqueza. As Arenas de Lutécia, as Termas de Cluny (banhos), o Panteão, o Aqueduto de Arcueil, as Muralhas da Cidade, o Pilar dos Barqueiros e a Porta Ancestral, são alguns dos exemplos que ficaremos a conhecer.

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 Março 2024

Canal HISTÓRIA estreia “Impérios da Antiguidade”

LER NOTÍCIAS
04 Março 2024

Canal HISTÓRIA celebra Dia Internacional da Mulher

LER NOTÍCIAS
25 Fevereiro 2024

Canal HISTÓRIA recorda “As Grandes Marcas que Mudaram o Mundo”

LER NOTÍCIAS