Com a campanha Relembrar para não repetir, o canal associa os números tatuados nos sobreviventes do Holocausto a estatísticas atuais sobre crimes de ódio. Distinguida com 3 ouros, uma prata e um bronze no Festival Clube da Criatividade de Portugal 2025 e nomeada para a próxima edição dos prémios Cannes Lions.
No ano em que se assinala o 80º aniversário do Holocausto, o Canal HISTÓRIA, produzido pela AMC Networks International Southern Europe, lança em Portugal a campanha Relembrar para não repetir, uma iniciativa impactante que alerta para o crescimento do neonazismo no mundo. Em cada spot e página publicitária da campanha, o Canal HISTÓRIA transforma as tatuagens de identificação dos prisioneiros de Auschwitz sobreviventes do Holocausto, numa representação visual com estatísticas atuais sobre crimes de ódio a nível mundial, reveladores do apoio à ideologia neonazi e fanatismo em torno da figura de Hitler. Esta campanha insere-se no compromisso do Canal HISTÓRIA em preservar e divulgar a memória histórica há mais de 25 anos.
A campanha, criada por Dentsu Creative Iberia para o Canal HISTÓRIA em Portugal e Espanha, associa um dos momentos mais sombrios da história mundial a factos recentes, para recordar que o ódio e a desumanização não são fenómenos do passado. Mediante fotografias reais das tatuagens usadas pelos Nazis para identificar as suas vítimas em Auschwitz, os números revelam dados preocupantes como os 33.963 crimes de ódio por racismo na Alemanha em 2024 ou os 50.023 vídeos com discursos de Hitler disponíveis no TikTok. Estes dados servem também como resposta à crescente onda de desinformação e negacionismo que se vive atualmente: discursos que rejeitam ou distorcem atrocidades e conquistas chave da história, especialmente em redes sociais, segundo confirma um estudo da UNESCO de 2022.
“A história apenas é relevante se a recordarmos”, explica Maurizio Vitale, Head of Marketing, Distribution and Brand Strategy da AMC Networks International Southern Europe. “Estamos num momento critico em que muitos dos sobreviventes do Holocausto já não estão entre nós para contarem as suas histórias. É nossa responsabilidade divulgar estes factos e fazer o que estiver ao nosso alcance para que as lições do passado não sejam esquecidas, sobretudo quando as forças do extremismo ganham terreno.”
Lourenço Thomaz, Diretor Criativo da Dentsu Creative Iberia, refere “o Canal HISTÓRIA está especialmente capacitado para agir, uma vez que construiu, ao longo de mais de 25 anos, uma reputação como um meio de comunicação de referência na divulgação da memória histórica. Na Dentsu Creative, estamos muito orgulhosos por acompanhar este projeto e por colocar a criatividade ao serviço da verdade”.
A campanha audiovisual pode ser vista em Portugal no Canal HISTÓRIA e nos outros canais da AMC Networks International Southern Europe: AMC, AMC CRIME, AMC BREAK, Odisseia e Canal Hollywood (Dreamia). Conta ainda com um spot na Rádio Observador e presença nas redes sociais do Canal HISTÓRIA.
A campanha foi distinguida com 3 ouros na 27.ª edição do Festival Clube da Criatividade de Portugal, realizada no passado dia 23 de maio em Lisboa, nas categorias de Imprensa, Outdoors e Direção de Arte em Publicidade; além de uma prata na categoria de Campanha Filme e um bronze na categoria de Filme até 30″. Está também nomeada para o prestigiado Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que distingue algumas das obras mais criativas e impactantes do mundo e terá lugar em Cannes, França, de 16 a 20 de junho.