Canal HISTÓRIA

Canal HISTÓRIA estreia ‘Conquistadores’

16 Outubro 2023
Canal HISTORIA estreia Conquistadores

A 16 de outubro, pelas 22h15, o Canal HISTÓRIA estreia “Conquistadores”, uma apaixonante série documental que dá a conhecer a conquista do Novo Mundo pelo Império Espanhol, um acontecimento de indiscutível transcendência, mas que representa também um capítulo negro na história da humanidade.

Ao longo de seis episódios com uma hora de duração, para ver nas segundas-feiras de 16, 23 e 30 de outubro em episódio duplo, os espectadores vão poder assistir a um olhar inédito sobre a brutal lenda dos Conquistadores, conhecendo a verdade sobre os acontecimentos mais relevantes, desde a descoberta acidental das Américas, a chegada dos espanhóis e as consequências subsequentes.

Nos primeiros dois episódios, com estreia a 16 de outubro, veremos como a descoberta acidental do Novo Mundo por Cristóvão Colombo desencadeou um capítulo negro na História das Américas. Colombo convenceu a Coroa espanhola do seu suposto feito, e foi-lhe concedida uma segunda expedição a ocidente para colonizar. Ao descobrir que os espanhóis que deixara em Hispaniola foram mortos pelos índios Taíno, tem início uma cadeia de violenta colonização das Caraíbas.

Os episódios de 23 de outubro revelam como o impiedoso Hernán Cortés avançou pelas profundezas do interior mexicano para conquistar um dos grandes impérios das Américas: o dos Astecas. A sua vitória cimentou a subjugação dos povos e a improvável vitória espanhola sobre o Império Asteca alterou para sempre os desígnios do mundo. Depois do êxito de Cortés, o conquistador Francisco Pizarro tem na mira a conquista da maior civilização das Américas – a Inca.

Por último,nos episódios com exibição a 30 de outubro veremos como, depois de décadas de conquistas, as colónias espanholas se expandiram pelo continente. A Coroa espanhola sentiu dificuldade em controlar os responsáveis pela ‘Nova Espanha’ à distância e a descoberta de uma extensa mina de prata na Bolívia só intensificou a tensão.

O desdém e a inveja da riqueza espanhola e práticas violentas nas Américas levou outros regentes europeus a propagar uma narrativa antiespanhola. Nasceu assim a ‘Lenda Negra’, anunciando o fim da Era dos Conquistadores, depois de milhões de vidas destruídas para o nascimento de um Novo Mundo.

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 Março 2024

Canal HISTÓRIA estreia “Impérios da Antiguidade”

LER NOTÍCIAS
04 Março 2024

Canal HISTÓRIA celebra Dia Internacional da Mulher

LER NOTÍCIAS
25 Fevereiro 2024

Canal HISTÓRIA recorda “As Grandes Marcas que Mudaram o Mundo”

LER NOTÍCIAS