“Crónicas Prisionais”: Mais de 1.000 anos de história prisional: de prisões históricas até institutos modernos de segurança máxima.

O Canal HISTÓRIA percorre a história penitenciária de algumas das prisões mais temidas, lendárias e simbólicas do planeta, revelando a história das instituições e os relatos de presos, guardas e especialistas na série documental “Crónicas Prisionais”, que estreia segunda-feira, 8 de dezembro, às 22h15.
Esta série documental conta com 12 episódios de 30 minutos, exibidos todas as segundas-feiras, às 22h15. Cada episódio foca-se numa prisão específica, explorando a sua história, os presos famosos, as fugas, os eventos marcantes e as condições de vida.
“Crónicas Prisionais” oferece um olhar íntimo e perturbador sobre o mundo penitenciário, percorrendo mais de 1.000 anos de história prisional, desde prisões históricas a instituições modernas de segurança máxima, como a imponente Sing Sing, nos Estados Unidos, até à sombria Torre de Londres, no Reino Unido.
A série revela como as prisões foram muito mais do que locais de punição: foram cenários de poder, resistência, injustiça e redenção e reconstrói momentos-chave da história com testemunhos de jornalistas, historiadores, ex-funcionários e antigos reclusos.
Entre os acontecimentos históricos abordados estão a fuga mais famosa de Alcatraz, o motim sangrento na prisão de Attica e o cerco de 40 dias num campo soviético do Gulag. Cada episódio mergulha em estabelecimentos prisionais icónicos, conhecidos por fugas impossíveis, crimes atrozes e vidas marcadas pelo encarceramento.