Uma viagem à mais antiga forma da banca
Numa altura em que as Casas de Penhores, alimentadas pela crise económica e a necessidade de se conseguir dinheiro rápido proliferam em Portugal, o Canal de História estreia em exclusivo a série documental de oito episódios, “O preço da História”, uma viagem ao mundo desta que é uma das formas mais antigas de banca, para acompanhar todas as segundas-feiras, a partir de 4 de Abril, sempre às 22h00 e 22h30.
Leva-se uma peça de ouro, prata ou qualquer outra jóia ou objecto valioso, recebendo-se em troca um valor monetário, regra geral muito abaixo do valor do objecto entregue, sempre na esperança, muitas vezes vã, de mais tarde o resgatar.
“O Preço da História” é uma nova e singular série, que conta a história e tudo o que rodeia o negócio das casas de penhoras, que até aos anos cinquenta era a principal modalidade de empréstimo pessoal nos EUA.
De 4 a 25 de Abril, e ao longo de oito episódios, exibidos todas as segundas-feiras às 22h00 e 22h30, com repetição às terças-feiras, às 06h00 e 14h00, entramos no mundo de “Pawn Stars” a única casa familiar de penhoras de Las Vegas, dirigida por três gerações da família Harrison: avô, pai e filho.
A família Harrison viveu e sentiu o negócio da penhora fazendo uso de uma aguda visão na hora de calcular o valor de cada um dos objectos. Estes vão desde objectos misteriosos até aos de indubitável valor histórico, disponibilizados por aqueles que movidos por instinto de sobrevivência lutam contra a falta de apoios que, actualmente, a crise agudizou.