Canal HISTÓRIA

“Querida Julieta” estreia no Dia dos Namorados

14 Fevereiro 2011

Sete Julietas que mantêm viva a chama do amor, alimenta a lenda e o turismo em Verona

Romeu e Julieta são verdadeiros ícones do amor, mas é a Julieta de Verona que, hoje em dia, são dirigidas mais de cinco mil cartas por ano. Corações despedaçados que procuram os sábios conselhos das “sete Julietas de Verona” um grupo de mulheres dedicadas a dar resposta a cada uma das missivas.

Para assinalar o Dia dos Namorados, o Canal de História estreia dia 14, às 16h00, o documentário “Querida Julieta”, um trabalho curioso e actual que analisa este movimento espontâneo que começou com a chegada de cartas dirigidas a Julieta de Verona. Sem saber o que fazer, o carteiro local passou a depositá-las no túmulo desta eterna apaixonada cuja história continua a simbolizar amor eterno.

Por volta de 1930, um professor interessado por este fenómeno iniciou um movimento de resposta às cartas, até que, mais tarde se formou “O Clube de Julieta” um grupo que tem a responsabilidade de ler e enviar resposta a todas as cartas, mantendo vivo o espírito dos apaixonados, alimentando a lenda e o turismo em Verona.

O conteúdo das cartas segue um padrão: adolescentes que brigam por um primeiro amor, buscas por dicas de como conquistar a pessoa amada, traições, decepções, amores perdidos e pedidos de mensagens românticas, vindas de Romeus tímidos ou Julietas enamoradas.

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

25 Março 2024

Canal HISTÓRIA estreia “Impérios da Antiguidade”

LER NOTÍCIAS
04 Março 2024

Canal HISTÓRIA celebra Dia Internacional da Mulher

LER NOTÍCIAS
25 Fevereiro 2024

Canal HISTÓRIA recorda “As Grandes Marcas que Mudaram o Mundo”

LER NOTÍCIAS