Odisseia

Odisseia dá voz a líderes indígenas na série ‘Guardiães da Floresta’

21 Fevereiro 2024

Odisseia dá voz a líderes indígenas na série Guardiães da Floresta

O canal Odisseia assinala o Dia Internacional das Florestas, celebrado a 21 de março, com a exibição do Especial “O Poder das Florestas” composto por duas séries filmadas em 4K-UHD: “Guardiães da Floresta”, produção que conta com o apoio da UNESCO narrada por líderes indígenas e “O Mundo Invisível das Florestas”, ambas exibidas a partir de 7 de março, às 16h00.

“Guardiães da Floresta” dá continuidade ao filme “Mundiya Kepanga, the Voice of the Forest” realizado por Marc Dozier e Luc Marescot, vencedor de 14 prémios internacionais, incluindo dois Prémios Greenpeace.

Composta por cinco episódios, com exibição nas quintas-feiras de 7 e 14 de março, a partir das 16h00, a série dá a conhecer a biodiversidade, os povos, as ameaças, mas também as soluções para salvaguardar estes espaços naturais únicos.

No quarto episódio, “Brasil”, que estreia no dia 14, às 16h00, Benki Piyãko, líder político e espiritual da comunidade Ashaninka e atualmente um dos maiores representantes indígenas do país no mundo, luta pela valorização da biodiversidade sempre em conexão com os saberes ancestrais e espirituais da sua linhagem, procurando, ao mesmo tempo, novas técnicas modernas para proteger e preservar a floresta.

Da Amazónia à floresta equatorial africana, passando pela floresta norte-americana, a floresta boreal e a floresta do Indo-Pacífico, esta série acompanha o percurso e a dedicação dos povos aborígenes, testemunhas, contrabandistas, ativistas e defensores do ambiente.

Por todo o planeta, o aumento da desflorestação está a fazer soar um novo alarme. “Guardiães da Floresta” proporciona um grande panorama documental das florestas primárias, o que inclui florestas maduras que não foram cortadas ou voltaram a crescer durante a história recente, do “Gabão”, “Canadá”, “Papua-Nova Guiné”, “Brasil” e “Mongólia”, “emprestando” cinco líderes indígenas que, com uma abordagem sábia e sensível, apresentam um olhar crítico, questionador e empático sobre os excessos do Homo economicus.

Cada episódio segue um líder indígena que é simultaneamente personagem e narrador: Benki Piyako, um cacique brasileiro que combate a violenta desflorestação no país; Twyla, uma mulher Dene do Canadá que une gerações na sua batalha contra a mineração ilegal; Hilarion Kassa Moussavou, um shaman do Gabão que invoca a renovação da ligação espiritual entre humanos e as florestas; Tumursukh Jal, um Tsaatan da Mongólia, que encoraja caçadores nómadas a proteger os bosques de Taiga e Mundiya Kepanga, um chefe papuano que procura partilhar as soluções que estão a ser desenvolvidas no seu país.

“O Mundo Invisível das Florestas” abre as portas a uma realidade que julgávamos conhecer… ou não. Cientistas empenhados, investigadores, povos indígenas e muitos outros guiam-nos ao longo de seis episódios, exibidos nas quintas-feiras de 21 e 28 de março, às 16h00, na nossa busca do “génio” das árvores, as suas interligações com outras espécies animais e vegetais e o ecossistema invisível, mas totalmente interdependente que as sustenta. Além do papel de inequívoca importância destes superorganismos, a série explora ainda a existência de redes secretas e de uma rede mundial das madeiras.

“O Cedro-Vermelho Ocidental (Canadá)”, “A Bétula (Finlândia)”, “O Carvalho (França)”, “O Eucalipto (Austrália)”, “O Baobá (Madagáscar)” e “A Ceiba (Guiana Francesa)”, são os episódios que compõem esta série de inegável beleza paisagística dedicada à ciência e à descoberta, que serão exibidos em blocos de três, às 16h00, 17h00 e 18h00. 

Através de uma árvore lendária, cada episódio explora uma floresta primitiva com o seu clima, fauna e flora muito próprios. Ao revelar os seus superpoderes (purificar a água, estabilizar o clima, armazenar energia, reduzir as inundações e a erosão…), esta série serve de alerta para nos recordar da urgência e da importância de preservar as nossas florestas ameaçadas.

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

18 Março 2024

Odisseia dedica programação de abril a celebrar o planeta

LER NOTÍCIAS
18 Janeiro 2024

Odisseia mostra como os animais sobrevivem e prosperam no frio extremo

LER NOTÍCIAS
04 Janeiro 2024

Odisseia estreia ‘Planeta Selvagem: Espécies Interconectadas’

LER NOTÍCIAS