No momento em que Barack Obama levanta as restrições ao financiamento público da investigação sobre células estaminais nos Estados Unidos, o Canal Odisseia exibe um documentário vencedor de inúmeros galardões* que despertou a atenção da comunidade científica e da opinião pública americana.
“Células Estaminais, Território Desconhecido”, retrata no dia 28 de Abril, pelas 22h00, a história de vida de uma jovem de 15 anos paraplégica e do extraordinário empenho do seu pai, professor catedrático e neurologista, na investigação sobre células estaminais, procurando encontrar uma cura para as suas lesões medulares.
Esta é uma história real sobre um tema controverso que despertou o debate não só na comunidade científica como na opinião pública em geral desvendando o fundamento das expectativas em torno das células estaminais enquanto cura para doenças crónicas.
Com base na opinião de investigadores, médicos, membros da Igreja Católica, dos pacientes e das suas famílias, este documentário comovente reflecte a dura realidade que estas pessoas enfrentam diariamente e as esperanças que ainda depositam na investigação de células estaminais.
* “CÉLULAS ESTAMINAIS, TERRITÓRIO DESCONHECIDO”
Prémio “Hugo” de Ouro para o Melhor Documentário. Festival Internacional de Cinema de Chicago 2007. Estados Unidos.
Prémio de Prata para o Melhor Documentário. Prémios Internacionais de Televisão “Hugo”, 2008. Chicago (Estado Unidos).
Melhor Documentário. Mostra de Ciência e Cinema, 2008. Corunha (Espanha).
Menção Especial. Festival DOCNZ (Festival Internacional de Cinema Documentário de Nova Zelândia), 2007. Nova Zelândia.
Realizador: Maria Finitzo
Produtor: Kartemquin Films
País de Origem: Estados Unidos
Ano de Produção: 2007