“Animais: A Inteligência das Massas” mostra como os enxames funcionam como mentes únicas.

Serão os enxames uma inteligência superior ao pensamento individual? O Odisseia estreia o documentário científico e de natureza de dois episódios “Animais: A Inteligência das Massas”, uma fascinante exploração do comportamento coletivo dos animais e de outros seres que formam enxames ou grupos inteligentes, nos sábados, 7 e 14 de fevereiro, a partir das 16h00.
Em “Animais: A Inteligência das Massas”, cientistas de renome internacional e especialistas de diversas áreas dissipam preconceitos e revelam a surpreendente inteligência dos enxames. Através de registos visuais impressionantes em alta velocidade e imagens térmicas, o documentário mostra comportamentos extraordinários na natureza e convida o espectador a descobrir um mundo repleto de maravilhas naturais guiadas por inteligência coletiva.
Ao longo de dois episódios, o documentário mergulha no universo dos “swarms”, termo biológico que designa grupos de animais, insetos ou aves que se movem e atuam de forma coordenada. Combinando imagens de grande impacto visual com explicações científicas claras, que vão da etologia (o estudo do comportamento animal) até às aplicações tecnológicas inspiradas na natureza, a série revela como e por que razão estes grupos funcionam como sistemas inteligentes, mesmo quando cada indivíduo segue apenas regras simples.
No dia 7 de fevereiro, às 16h00, estreia o primeiro episódio, “Linguagens Místicas” (Mystical Languages), que explora as formas de comunicação e coordenação dentro dos enxames naturais, revelando comportamentos que parecem mágicos, mas que obedecem a regras biológicas rigorosas.
A segunda parte, “Forças Misteriosas” (Mysterious Forces), que vai para o ar no dia 14 de fevereiro, às 16h00, aprofunda os mecanismos que tornam estes grupos tão eficazes, revisitando diferentes espécies e destacando as forças naturais que orientam a cooperação coletiva.
Estorninhos em voos perfeitamente sincronizados, formigas e colónias de insetos com complexa divisão de tarefas, cardumes de peixes em movimentos coordenados, colmeias de abelhas, e ainda paralelos com comportamentos coletivos humanos e tecnologias inspiradas nestes princípios naturais, sempre que relevante para a explicação científica, são alguns dos enxames ou aglomerados coletivos retratados em “Animais: A Inteligência das Massas”.