Para assinalar o “Dia Mundial do Sono”, comemorado a 19 de Março, o Odisseia estreia o especial “Os Mistérios do Sono”;
Os distúrbios extremos no sono das crianças, o fenómeno do sonambulismo, os perigosos meandros da parassónia, as dramáticas consequências da narcolepsia, os misteriosos significados dos sonhos e as últimas descobertas farmacêuticas.
A 18 de Março, Dia Europeu da Narcolepsia, o canal exibe “Narcolepsia, presos pelo sono”, uma perturbação neurológica complexa que desencadeia fortes transtornos;
De 15 a 21 de Março: uma semana dedicada aos distúrbios do sono;
Estreia exclusiva: 15 de Março, às 22h00.
Sabia que….
Em 2008, cada português consumiu, em média, duas caixas de medicamentos para dormir, o que equivale a 80 milhões de euros?
A insónia é a perturbação de sono mais frequente?
As parassónias com violência são das mais graves alterações do sono e que os afectados por estas desordens cometem acções imprevisíveis enquanto dormem?
O cansaço causado por noites mal dormidas aumenta quatro a seis vezes o risco de acidentes de viação e de trabalho?
30% a 40% dos casos de insónia estão relacionados com quadros de depressão e ansiedade?
Em Portugal, entre 2004 e 2008 o consumo de medicamentos ansiolíticos, hipnóticos, sedativos e antidepressivos em ambulatório aumentou 17,5%?
(Fonte: Infarmed, 2009)
_____________________________________________________________________
Dormir é uma necessidade fisiológica básica, sendo tão fundamental como comer ou beber e o sono é a manifestação dessa necessidade. Na opinião dos especialistas, um défice de sono aumenta a ocorrência de doenças cardiovasculares, mortes por qualquer causa, hipertensão, obesidade, diabetes, depressão, acidentes, problemas cognitivos e de memória, por isso, é importante um horário regular de sono para manter o ritmo biológico.
Segundo Teresa Paiva, Professora universitária e especialista em medicina do sono, “os problemas de sono afectam um terço dos portugueses que frequentemente recorrem à medicação para conseguir dormir”. Este facto é facilmente comprovado já que, de acordo com dados do Infarmed, em 2008, cada português consumiu, em média, duas caixas de medicamentos para dormir, o que equivale a 80 milhões de euros.
Os especialistas são unânimes e consideram que o número de casos diagnosticados tem vindo a aumentar, manifestando-se em pessoas de todas as idades. Marta Gonçalves, presidente da APS, refere que “apesar da queixa de sono mais frequente na população em geral ser a insónia, quando falamos da população que recorre aos centros de sono, a patologia mais frequentemente identificada é a apneia do sono. Estima-se que a sua prevalência na população adulta seja de 4% nos homens e 2% nas mulheres”.
Coincidindo com o Dia Mundial do Sono, assinalado a 19 de Março, o Odisseia dedica uma semana inteira a este tema, através da exibição de um bloco de sete documentários impressionantes inteiramente subordinados aos “Mistérios do Sono”, com estreia todos os dias às 22h00, a partir de segunda-feira, dia 15 de Março.
Dormir deveria ser uma rotina fácil do nosso quotidiano. No entanto, são cada vez mais as pessoas que não conseguem adormecer tranquilamente. O Odisseia dá início a este especial de programação no dia 15 de Março, pelas 22h00, com a estreia de “Dez Mandamentos para dormir bem”, um documentário que, através de vivências de pessoas com problemas extremos de sono, revela alguns métodos pioneiros que as ajudaram a obter maior qualidade de vida.
Graças ao testemunho de voluntários que aceitaram submeter os seus cérebros a análise durante várias noites, neste programa conheceremos também o top ten dos melhores truques para adormecer tranquilamente.
“O que faz enquanto dorme?”, documentário que contou com a colaboração de Roberto Blatt, director do canal Odisseia, e com exibição no dia seguinte à mesma hora, revela os mistérios das parassónias com violência, uma das mais graves das alterações do sono já que os afectados por estas desordens cometem acções imprevisíveis enquanto dormem, provocando o terror entre os seus familiares.
Um dos casos mediáticos mais assustadores teve lugar em França quando um rapaz de 17 anos apunhalou os pais 150 vezes a meio da noite. Neste dramático documentário, o canal explora este fenómeno incrível em todas as suas variantes, abordando também casos menos graves como o sonambulismo.
Além das opiniões de vários especialistas, este episódio dá também a conhecer as vivências de advogados e juízes que no seu dia-a-dia têm de julgar as nefastas consequências de actos cometidos por pessoas com este terrível transtorno.
Segundo os especialistas, 25 por cento das crianças experimenta, em algum momento da infância, um problema de sono. “Os distúrbios do sono são muito frequentes nas crianças e o mais comum é a má definição de limites. Os miúdos recusam-se a ir dormir e os pais têm dificuldade em exercer uma autoridade normal e saudável, criando maus hábitos”, alerta Teresa Paiva, especialista em distúrbios do sono.
Para nos ajudar a compreender e a lidar com os transtornos extremos do sono em crianças, o Odisseia exibe no dia 17 de Março, pelas 22h00, o documentário “Crianças em Vigília”. Neste programa ficaremos a conhecer a Unidade Pediátrica de Alterações do Sono no Hospital Infantil Evelina, em Londres, o último recurso para as crianças que sofrem de alterações como pesadelos frequentes, insónias, narcolepsia, sonambulismo ou paralisia do sono.
A 18 de Março, Dia Europeu da Narcolepsia, o Odisseia estreia “Narcolepsia, presos pelo sono”, um documentário que revela histórias reais de pessoas que sofrem desta complexa desordem neurológica responsável por fortes transtornos no ritmo normal do sono. Este problema, que consiste em adormecer de forma involuntária nas mais variadas situações, assume-se actualmente como uma doença sem cura.
Os mistérios dos sonhos são desvendados no dia 19 de Março, Dia Mundial do Sono, durante o documentário “Porque sonhamos?”, um trabalho surpreendente que ajuda os espectadores a obterem respostas para o que os cientistas procuram: qual a razão de sonharmos? O que significam os sonhos?
Além disso, vamos conhecer o Instituto da Lucidez, localizado no Havai, onde vários especialistas se debruçam sobre a análise profunda dos sonhos. Neste programa, o Odisseia viaja ainda até às profundezas dos bosques do Norte do Canadá onde vivem os Itikemec, um povo que tem a particularidade de acreditar que a interpretação dos sonhos pode funcionar como remédio na cura de determinados problemas.
Variados e revolucionários estudos revelam que a privação do sono, sentida por grande parte da população, tem efeitos negativos na economia, além do alarmante custo humano e social que representa. No dia 20 de Março, pelas 22h00, em “Com os olhos bem abertos”, vamos descobrir todos os perigos que se escondem por trás dos transtornos do sono e quais os tratamentos mais eficazes contra as insónias.
Os especialistas garantem que o sono deve ser considerado o terceiro pilar para uma excelente qualidade de vida. No entanto, há quem se questione sobre se realmente precisamos dormir as convencionais oito horas recomendadas. Em “Humanos sem Limites: Manter-se acordado” com estreia dia 21 de Março, entraremos no bizarro mundo das competições de quem tenta dormir o mínimo de horas possível.
Conhecermos Tony Wright, o homem que quebrou todos os recordes ao passar doze dias sem dormir, assim como o Modafinil, a recente invenção farmacêutica que, segundo alguns relatos, permite trabalhar durante 20 horas apenas com pequenas sestas. Nesta produção, os espectadores são conduzidos pelo jornalista e médico Michael Mosley que explica o que está ao alcance da ciência neste campo.
Este especial de programação contou com um contributo activo da Chello Multicanal através de trabalhos de produção própria, incluindo também documentários de produtoras internacionais como a BBC, France 2, Channel 4 e ABC.
Programação especial “Os mistérios do sono”
De 15 a 21 de Março, às 22h00
Segunda-feira 15, 22h Dez mandamentos para dormir bem
Terça-feira 16, 22h O que faz enquanto dorme?
Quarta-feira 17, 22h Crianças em vigília
Quinta-feira 18, 22h Narcolepsia, presos pelo sono
Sexta-feira 19, 22h Porque sonhamos?
Sábado 20, 22h Com os olhos bem abertos
Domingo 21, 22h Humanos sem limites: Manter-se acordado
Os documentários serão novamente exibidos todos os domingos
de 25 de Abril a 6 de Junho, às 18h00
Abril:
Humanos sem limites: Manter-se acordado – Domingo, 25 de Abril, às 18h00
Maio:
Dez mandamentos para dormir bem – Domingo, 2 de Maio, às 18h00
O que faz enquanto dorme? – Domingo, 9 de Maio, às 18h00
Crianças em vigília – Domingo, 16 de Maio, às 18h00
Narcolepsia, presos pelo sono – Domingo, 23 de Maio, às 18h00
Porque sonhamos? – Domingo, 30 de Maio, às 18h00
Junho:
Com os olhos bem abertos: Domingo, 6 de Junho, às 18h00
Estreia em Portugal
DEZ MANDAMENTOS PARA DORMIR BEM – Tecnociência
Dormir deveria parecer uma rotina fácil. Está cansado, adormece e, ao acordar, sente-se descansado para fazer frente ao novo dia. Mas, há pessoas que, apesar das suas tentativas, não conseguem manter os seus olhos fechados. Porque se sofre tanto quando não se consegue conciliar o sono? Este documentário apresenta-lhes, através das vivências de pessoas que sofrem problemas extremos de sono, como alguns métodos genuínos ajudaram-nas a fazer algumas sestas. Estudaremos curiosos casos como o jet lag, uma mudança que transtorna o nosso relógio interno e uma solução pioneira que pode acabar com esta desordem; ou o caso de um homem angustiado pela falta de sono e como uma cura radical mudou a sua vida para sempre. Além disso, embora os barcos não sejam o melhor lugar para dormir, os marinheiros que navegam sozinhos, irão ensinar-nos como nos arranjarmos com pequenas sestas, o que se conhece como o sono polifásico. Mas, a alimentação pode afectar o sono? Investigações recentes demonstraram como as reacções químicas que certos alimentos provocam no cérebro têm um papel crucial na hora de dormir. Não percam este curioso documentário que, graças a voluntários que irão submeter os seus cérebros a análise durante noites inteiras, oferece o top ten das chaves para que se entreguem aos braços de Morfeu de uma vez por todas.
Realizador: Edwina Vardey
Produtor: BBC
País de Origem: Reino Unido
Ano de Produção: 2009
Data de emissão: Segunda-feira 15, 22:00h
Terça-feira 16, 8:00/13:00h
Estreia em Portugal
O QUE FAZ ENQUANTO DORME? – O Nosso Mundo
A parassónia é a mais grave das alterações do sono. Os afectados por estas desordens cometem acções imprevisíveis enquanto dormem e, muitas vezes, semeiam o terror entre as suas famílias e amigos. Nos últimos anos, alguns assassinatos foram atribuídos à parassónia: um dos casos mais apelativos teve lugar na França quando um rapaz de 17 anos apunhalou os seus pais 150 vezes a meio da noite. Este tremendo documentário que o Odisseia lhes apresenta explora este fenómeno em todas as suas variantes, entre as quais se encontra o sonambulismo, de dois pontos de vista cruciais: a ciência e a lei. Iremos acompanhar um grupo de médicos especialistas nas alterações relacionadas com a parassónia que tratarão um grupo de pacientes cujas histórias têm detalhes que vão desde o humor até ao mais inesperado e dramático. Para além disso, poderão conhecer advogados e juízes que têm de enfrentar, não sem dificuldade, as consequências dos actos das pessoas que sofrem de parassónia e tomar decisões insólitas onde já se alcançou o ponto de não retorno.
Realizador: Maro Chermayeff, Christine Le Goff
Produtor: Chello Multicanal, Telfrance, Show of Forece, France 2, Tru TV
País de Origem: França, Espanha
Ano de Produção: 2009
Data de emissão: Terça-feira 16, 22:00h
Quarta-feira 17, 8:00/13:00h
Estreia em Portugal
CRIANÇAS EM VIGÍLIA – O Nosso Mundo
Os transtornos extremos do sono em crianças podem tornar-se em autênticos dramas para eles e para as suas famílias: noites de terror com os mesmos pesadelos uma e outra vez, dores de cabeça, insónias, narcolepsia, sonambulismo ou paralisia do sono são algumas das alterações que sofrem. O Odisseia entra neste documentário na Unidade Pediátrica de Alterações do Sono no Hospital Infantil Evelina, em Londres, o último recurso para as crianças que sofrem deste tipo de alterações. Este documentário irá acompanhar o trabalho extraordinário que esta clínica única no mundo leva a cabo, aplicando o programa nos pacientes um por um. Com uma grande taxa de êxito, os médicos transformaram as vidas das crianças e das suas famílias enfrentando, na maioria das vezes, casos extremos.
Realizador: Amelia Hann
Produtor: Channel 4, Blast! Films
País de Origem: Reino Unido
Ano de Produção: 2009
Data de emissão: Quarta-feira 17, 22:00h
Quinta-feira 18, 8:00/13:00h
Estreia em Portugal
NARCOLEPSIA, PRESOS PELO SONO – O Nosso Mundo
A narcolepsia é uma desordem neurológica complexa que desencadeia fortes transtornos no ritmo normal do sono. A sua resposta mais evidente é a de adormecer em qualquer sítio e em qualquer situação de forma involuntária, sem dar-se conta. Isto é, precisamente, o que acontece aos protagonistas deste documentário. Com apenas 14 anos, Jackeline é um dos piores casos de narcolepsia alguma vez diagnosticados: ao rir-se perde a consciência e cai para o lado. Dan Morgan teve de renunciar a ser polícia devido a esta doença e vive condenado a uma medicação de sobrevivência. Margaret Bidmead, agora reformada, sofre de narcolepsia desde os 20 anos e desde então luta contra esta doença e as suas consequências dramáticas. Não percam este interessante documentário que o Odisseia lhes apresenta onde analisaremos as chaves desta doença e as histórias reais das pessoas que sofrem dela. Uma doença que, actualmente, não tem cura.
Realizador: Catherine English
Produtor: BBC
País de Origem: Reino Unido
Ano de Produção: 2002
Data de emissão: Quinta-feira 18, 22:00h
Sexta-feira 19, 8:00/13:00h
Estreia em Portugal
PORQUE SONHAMOS? – Tecnociência
Pesadelos, sonhos recorrentes, visões lúcidas… O que significam? São uma janela para o reino oculto que está no nosso interior? Desde narcolépticos até sonâmbulos, passando por pessoas que têm sempre os mesmos pesadelos ou até visões enquanto dormem, todos eles contêm as chaves para a resposta que os cientistas procuram: porque sonhamos? Antonio Zadra, da Universidade de Montreal, está convencido que os sonhos podem oferecer uma visão clara das nossas mentes. Gravou centenas de sonhos e categorizou por conteúdo, intensidade emocional e recorrência, tendo descoberto elementos universais comuns a todos os sonhos. Veremos como o grande problema para os investigadores é que os sonhos são difíceis de observar pelo que os pacientes com transtorno REM são ideais para este fim já que representam os sonhos. Alguns até cozinham e comem enquanto dormem. Conheceremos cientistas que procuram, nos sonhos, padrões que ofereçam pistas sobre o funcionamento da nossa memoria, servindo-se daqueles pacientes que, após terem sofrido experiências traumáticas nas suas vidas, experimentam os mesmos pesadelos sobre o sucedido uma e outra vez. No Havai, além disso, poderão conhecer o Instituto da Lucidez. Ali, os pacientes têm a particularidade de estarem plenamente conscientes que estão a dormir durante o sonho e o Dr. Stepehen LaBerge acredita que pode ajudá-los a manipular esses sonhos para solucionar os seus problemas e orientar a sua criatividade. Convidamo-los a tentar esclarecer o mistério do que são e significam os sonhos.
Realizador: Stephen Cooter
Produtor: BBC
País de Origem: Reino Unido
Ano de Produção: 2009
Data de emissão: Sexta-feira 19, 22:00h
Sábado 20, 8:00/13:00h
COM OS OLHOS BEM ABERTOS – O Nosso Mundo
Não temos consciência da importância do sono na nossa vida quotidiana até sofrermos de algum transtorno que dificulte o nosso descanso nocturno ou quando o nosso ritmo de vida agitado interfere nas nossas horas de sono. Diversos e revolucionários estudos estimam que a privação do sono à qual está submetida grande parte da população tem efeitos negativos na economia, além do alarmante custo humano e social que representa. A sonolência é um dos factores por detrás da imensidão de acidentes laborais, de trânsito… Foi associada a doenças cardíacas, depressão, obesidade… Que perigos se escondem por detrás dos transtornos do sono? Podemos fazer algo para remediá-lo? Existe algum tratamento eficaz contra as insónias? Este interessante documentário apresentado pelo Odisseia, mostra-nos o retrato de uma sociedade carente de sono. Trabalhar sete dias por semana ou querer estar contactável 24 horas por dia entra em clara disputa com um correcto estilo de vida e um rendimento adequado. Segundo as últimas investigações, não dormir as horas necessárias cria uma deterioração no nosso corpo idêntica à de estar ébrio. Se praticar exercício e fazer uma alimentação equilibrada são vitais para a nossa saúde, o sono deve ser considerado o terceiro pilar de uma óptima qualidade de vida.
Realizador: Quentin McDermott
Produtor: ABC
País de Origem: Austrália
Ano de Produção: 2007
Data de emissão: Sábado 20, 22:00h
Domingo 21, 8:00/13:00h
Estreia em Portugal
HUMANOS SEM LIMITES: MANTER-SE ACORDADO – Tecnociência
Todos sentimos necessidade de dormir e ansiamos dormir mais tempo, mas precisamos realmente disso? Uma nova gama de medicamentos pode modificar as nossas rotinas de sono. Neste documentário, faremos uma viagem na qual descobriremos o que significa deixar de lado as convencionais oito horas diárias de sono e manter-se acordado tanto tempo quanto possível. No caminho, iremos encontrar-nos com Tony Writhg, a pessoa que quebrou todos os recordes ao passar até doze dias sem dormir. Assim, entraremos no mundo deste tipo de competições. Também conheceremos um homem que afirma que uma recente invenção farmacêutica, o Modafinil, lhe permite trabalhar plenamente durante 20 horas apenas com umas pequenas sestas. O nosso guia nesta peculiar aventura será o jornalista e médico Michael Mosley que não hesitará em pôr-se à prova para comprovar o que a ciência pode fazer por nós neste campo.
Realizador: Kate Townsend
Produtor: BBC
País de Origem: Reino Unido
Ano de Produção: 2009
Data de emissão: Domingo 21, 22:00h
Segunda-feira 22, 8:00/13:00h