Odisseia
Odisseia estreua documentários que analisam a violência policial nos EUA
21 Abril 2021

O Movimento Black Lives Matter e o sistema policial nos EUA servem de inspiração para a estreia de “The Weekly Special Edition: O Assassinato de Breonna Taylor” e “A Vigiar a Polícia”, dois documentários que o Odisseia estreia dia 22 de abril, às 17h00 e 18h00, recordando os recentes protestos no país contra o racismo e a brutalidade policial.

Numa altura em que o ex-polícia norte-americano Derek Chauvin é considerado culpado dos três crimes de que foi acusado pela morte de George Floyd, o Odisseia exibe quinta-feira, às 17h00, “The Weekly Special Edition: O Assassinato de Breonna Taylor”, um documentário esclarecedor que resulta de uma investigação do The New York Times sobre o que aconteceu na fatídica noite de 13 de março de 2020, quando agentes da polícia de Louisville, numa rusga contra o tráfico de drogas, derrubaram a porta do apartamento de Breonna Taylor, matando-a com oito disparos.

Tal como George Floyd, Breonna Taylor, uma técnica de emergência médica negra de apenas 26 anos, assassinada por engano no seu apartamento, transformou-se num verdadeiro símbolo dos protestos contra o racismo e a brutalidade policial.

Nos Estados Unidos, os negros têm mais probabilidades de morrer de COVID, de ser pobres, e de serem presos, maltratados ou assassinados pela polícia. O documentário “A Vigiar a Polícia”, que o Odisseia estreia às 18h00, reflecte sobre a necessidade de proceder a alterações e reformas na polícia, tendo como base os resultados obtidos em Newark, Nova Jérsia, que há vários anos realiza programas sociais destinados a reduzir a violência e a abordar as causas fundamentais da delinquência.

No último verão, muitas cidades dos Estados Unidos assistiram a manifestações contra a polícia pelos assassinatos de George Floyd e Breonna Taylor, mas as coisas mantiveram-se relativamente calmas em Newark, cuja força policial recebeu ordens de reforma por parte do Departamento de Justiça em 2016, depois de uma investigação federal descobrir um padrão de abusos dos direitos civis, a maior parte dos quais foram suportados pelos residentes negros e latinos. O presidente da Câmara Municipal, Ras Baraka decidiu desviar uma percentagem do orçamento destinado à polícia para realizar uma importante reforma policial em Newark, este documentário analisa os resultados.

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

08 Novembro 2024

Odisseia estreia série vencedora de um BAFTA: “Dinastias”

LER NOTÍCIAS
06 Novembro 2024

Odisseia estreia produção nacional “O Lado Negro do Azeite”

LER NOTÍCIAS
05 Agosto 2024

ODISSEIA ESTREIA “OS MEUS VIZINHOS DA TRIBO”

LER NOTÍCIAS