Por ocasião dos Jogos Olímpicos de 2024
Por ocasião da realização dos Jogos Olímpicos de 2024, o canal Odisseia preparou o especial “Os Jogos Animais”, composto por quatro séries documentais que revelam as competições mais surpreendentes do reino animal, para ver nas tardes de sexta-feira de 26 de julho a 9 de agosto.
No reino animal, cada dia pode tornar-se uma verdadeira Olimpíada onde não falta competição, estratégia e rivalidade, conceitos que estão no ADN da maioria das espécies que procuram usar as suas qualidades inatas com engenho e habilidade para terem sucesso na luta pela própria sobrevivência.
Conseguir ser o mais rápido, o mais temido ou o melhor estratega é a meta a atingir, um desafio diário e apaixonante onde apenas um animal conseguirá conquistar a medalha de ouro.
A 26 de julho, pelas 16h00, nos dois episódios “Os Animais mais Tóxicos” conheceremos algumas das espécies mais venenosas do mundo como cobras, escorpiões, lagartos ou o mortífero peixe-pedra. Os primeiros quatro episódios da série que se segue “A Batalha dos Alfas” desvendam a química por detrás de algumas das toxinas mais inovadoras e potentes dos habitats verdes do planeta.
Na série “Armamento Animal” para ver a 2 de agosto, pelas 16h00, percebermos que todos os animais do planeta possuem uma arma: os crocodilos têm dentes, os jaguares têm garras e as chitas contam com a sua velocidade. Os predadores são os mais bem armados, mas surpreendentemente são os que costumam perder mais vezes.
Outros animais lutam com a sua própria espécie em duelos de força e astúcia que determinam quem vai conseguir reproduzir-se e alguns desenvolveram armas especificamente para estes combates, nomeadamente chifres gigantes, narizes enormes e brilhantes demonstrações de cor. Seguem-se mais quatro episódios de “A Batalha dos Alfas” reveladores de que as ameaças mais perigosas e os conflitos mais violentos não vêm dos predadores, mas da própria espécie.
A 9 de agosto o canal exibe “Os Ataques Mais Velozes”, dois documentários com imagens de cortar a respiração que registam os rápidos golpes usados para emboscar presas, ou fugas igualmente velozes nos aterradores momentos entre a vida e a morte.
Das costas da África do Sul, onde observamos a velocidade incrível com que os tubarões-brancos caçam os lobos-marinhos, ao gelo do Ártico, onde os ursos-polares saltam sobre morsas enormes que descansam nos blocos flutuantes, veremos as surpreendentes manifestações da Natureza na sua forma mais veloz e furiosa.
O especial termina com os últimos quatro episódios de “A Batalha dos Alfas” onde ficaremos a conhecer muitos truques do reino animal para sobreviver, tais como a forma como alguns carnívoros desenvolveram camuflagem – como o tigre ou o leopardo-das-neves – fundindo-se com o seu meio antes de se lançarem em ataques; como os ursos-pardos utilizam as suas enormes patas, garras afiadas e músculos para afastar o que surja entre ele e a próxima refeição; ou mesmo como as hastes do macho de veado-vermelho se transformam em poderosas armas na época de acasalamento.