Os desafios do Cristianismo no século XXI
Já cheira a Natal, as ruas estão iluminadas, as músicas da época traçam o ritmo e o canal Odisseia junta-se às festividades com a exibição de uma série que levará o espectador a “Uma Viagem pela Cristandade”, revelando, ao longo de seis documentários, em estreia exclusiva, de 3 de Dezembro a 7 de Janeiro, todas as sextas-feiras, sempre às 17h00, os actuais desafios da religião.
Na actualidade, os movimentos e transformações sociais, políticas e económicas nas culturas ocidentais têm vindo a limitar o papel do cristianismo, levando-o a uma cada vez menor influência na vida das pessoas e sociedades.
“As Origens”, “O Catolicismo”, “A Igreja Ortodoxa”, “A Reforma Protestante”, “O Protestantismo Evangélico” e “Deus em Exame”, são os documentários que compõem esta impressionante série com a chancela de qualidade da BBC Open University e Wall to Wall, e realização de Gillian Bancroft.
Como é possível que uma pequena seita judaica se transforme na religião mais disseminada do mundo? Quais as diferenças entre católicos, protestantes, ortodoxos e pentecostes? O Cristianismo tem um núcleo comum? O canal Odisseia dá resposta a estas e outras questões numa série que pretende explorar as origens esquecidas do cristianismo e a chave da sua inesperada expansão pela Ásia, Europa, África e América.
O cristianismo sobreviveu a perseguições e cisões, protagonizou actos criminosos e de insuperável criatividade artística e foi testemunha dos acontecimentos mais importantes da humanidade. No entanto, hoje, enfrenta desafios igualmente importantes, como a apatia de uma sociedade cada vez mais secularizada e científica. Será este o capítulo final do cristianismo?