HISTÓRIA estreia em exclusivo REGRAS BÍBLICAS, a partir do dia 22 de dezembro, pelas 22h
A Bíblia pode ter 10 Mandamentos, mas, na realidade, há mais de 700 regras. São elas que controlam todo o tipo de comportamentos – alimentação, sexo, trabalho, castigo… Mais importante, estas regras abrem uma janela secreta para vermos como o mundo antigo funcionava, desde os faraós egípcios às legiões romanas.
Cada episódio de “As Regras Bíblicas” enumera diversas regras no contexto fascinante do mundo ancestral. Assim, se a regra for “Abrir sempre a porta aos desconhecidos”, perceberemos como poder ficar na casa de um desconhecido era absolutamente crucial para os povos antigos conseguirem viajar, 2000 anos antes do “Holiday Inn”. Se a regra for “Não comer carne de porco”, saberemos que a triquinose podia estar a alastrar na antiga Mesopotâmia. São regras estranhas, regras reveladoras, regras que suscitam a curiosidade, mas são sempre regras que nos fazem compreender a História e são apresentadas de um modo informativo, surpreendente e reafirmante.
SEXO
O sexo é uma questão fulcral para as regras bíblicas e, neste episódio, descobrimos algumas das leis mais surpreendentes que constam da Bíblia, incluindo aquela que adverte a mulher, caso esta decida agarrar as partes baixas de um agressor para defender o próprio marido. O castigo? Se ela agarrar as partes baixas de um homem, cortam-lhe a mão. Para a nossa sociedade atual, parece cruel. Mas assim que começamos a decifrar o mundo em que esta lei foi instituída, a investigar tudo desde as estátuas gregas às taxas de mortalidade, temos uma nova perspetiva da realidade da sexualidade humana há 3000 anos.
Segunda-feira, 22 de dezembro, às 22h
A PRAGA
Neste episódio, exploramos as formas como os povos ancestrais tendem a controlar as forças do Mal nas suas vidas. As regras bíblicas alertam as pessoas sobre as pragas lançadas aos pais, a consulta de feiticeiros, a quebra de promessas ou até ao uso de tecidos misturados. É uma plataforma de lançamento para uma profunda investigação sobre a mente das pessoas que vagueavam pela Terra há milénios. Será que os povos ancestrais faziam realmente sacrifícios de crianças? Uma regra abre uma janela sobre esta prática quase inimaginável.
Segunda-feira , 22 de dezembro, às 22h45.
GUERRA
A Bíblia proíbe os exércitos israelitas de cortar as árvores das cidades inimigas. Será uma pista para um movimento ecologista com 3000 anos ou haverá outra razão? Pista: O segredo resume-se às oliveiras. Ao decompor as regras sobre a guerra, este episódio revela uma vasta paisagem sangrenta de conquista divina e retribuição violenta. Ficará surpreendido como um comando aparentemente simples revela como as nações faziam guerra e paz.
Segunda-feira, 29 dezembro, às 22h.
VÍCIO ANCESTRAL
O uso e abuso de bebidas alcoólicas remontam à antiguidade mais longínqua e, por conseguinte, não é surpresa que a Bíblia tenha muito a dizer sobre o assunto. No entanto, o vinho e as bebidas brancas tinham um papel no mundo antigo muito diferente do que têm hoje em dia. Tanto podiam ser medicamento e milagre, como pecado e salvação. Neste episódio, as regras levam-nos a um mar infindável de informação sobre a importância do vinho e os perigos do deboche. Se julga que os vampiros são as únicas criaturas a beber sangue humano, está na hora de viajar até ao mundo antigo.
Segunda-feira , 29 dezembro, 22h45