AMC Networks International

ODISSEIA ESTREIA “LUGARES SAGRADOS”

07 Dezembro 2018

As igrejas, templos, mesquitas e sinagogas mais importantes do mundo

Em plena época natalícia, o Odisseia convida os espectadores a entrar nos “Lugares Sagrados” mais emblemáticos do mundo, revelando a história secreta destas construções religiosas, ao longo de quatro documentários para ver nos últimos fins de semana do ano, sábados 22 e 29 de dezembro e domingos 23 e 30 de dezembro, sempre às 20h00.

“Lugares Sagrados” é uma Odisseia viagem intemporal às igrejas, templos, mesquitas e sinagogas mais impressionantes, para aproximar o espectador da História da Humanidade, da fé e da genialidade dos construtores.

A programação arranca com a estreia do documentário “Templos da Ásia: Homens, Natureza e Deuses”, no sábado, dia 22 de dezembro, uma visita à Índia e ao Japão para conhecer as formas primitivas do hinduísmo e as mais sofisticadas formas do budismo.

A difusão do Islão efetuou-se de maneira rápida e profunda, e as conquistas dos novos territórios trouxeram consigo a construção de novos lugares de culto: as mesquitas. O Odisseia leva os espectadores de Jerusalém até Córdova, de Istambul até ao Cairo, ou de Deli até Isfahan, a alguns dos mais importantes templos dos grandes governantes muçulmanos, domingo, 23 de dezembro, no documentário “Mesquitas: Arte e Espaço”.

A sinagoga de La Ghriba, em Tunes, as sinagogas do Ghetto de Veneza, a sinagoga de Budapeste, e alguns fabulosos exemplos na Península Ibérica, são marcos notáveis do poder do judaísmo, a primeira religião monoteísta da História, que estará em destaque no sábado, 29 de dezembro, com a estreia de “Sinagogas: Ausência e Presença”.

A série documental “Lugares Sagrados” termina com o documentário “Igrejas: a Busca da Luz”, um périplo pelos templos cristãos de maior destaque, passando por Jerusalém, Florença, Moscovo, Chartres, Sevilha ou pelo Monte Saint-Michel, para perceber a influência do gótico, das conquistas muçulmanas ou do clímax do Renascimento, domingo, 30 de dezembro.

Compartilhar

     

NOTÍCIAS RELACIONADAS

07 Junho 2024

Odisseia revela profundezas do oceano em série da BBC “Atlântico Norte”

LER NOTÍCIAS

AMC Networks International Southern Europe conquista 4 galardões na primeira edição dos Prémios GEMA na Europa

LER NOTÍCIAS
16 Maio 2024

Odisseia estreia em exclusivo “[R] Reciclagem em Portugal”

LER NOTÍCIAS